Blog DF Casa Imóveis

Nossa meta é realizar o seu sonho.

10 Dicas para decorar apartamentos pequenos

Veja todo o conteúdo

Compartilhe esse conteúdo

Hoje em dia, é bastante comum encontrar apartamentos pequenos, já que as famílias têm diminuído ao longo dos anos. Além disso, a maioria das pessoas passa pouco tempo em casa, tornando a oferta de residências com espaços reduzidos ainda maior.

No entanto, isso não significa que não se pode investir em uma decoração charmosa e confortável. Quer saber como fazer isso? Então, continue lendo este artigo e inspire-se com as 10 dicas para decorar apartamento pequeno.

1 – Dê preferência às cores claras

As cores claras e neutras são as principais aliadas na hora de decorar apartamento pequeno, uma vez que elas conferem amplitude ao ambiente. E isso não quer dizer que você deve pintar todas as paredes do seu imóvel de branco.

Existem muitas outras tonalidades, com o gelo e o bege, sendo possível ainda optar pelos tons claros de outras cores, como o verde, o azul ou o amarelo. Outra dica é usar um tom mais claro no teto, assim, o espaço parece mais amplo.

E se você não dispensa as cores vibrantes, escolha apenas uma das paredes para dar o seu toque pessoal.

2 – Opte pela decoração minimalista

Outra das dicas para manter o seu apartamento pequeno charmoso e confortável é dar preferência por uma decoração minimalista. Ou seja, com poucos móveis e de dimensões reduzidas.

Por mais que você queira muito uma imensa mesa para a sua sala de jantar, busque opções mais adequadas. Além de móveis menores, também veja bem o que é preciso e monte o seu apartamento apenas com o que é realmente necessário.

Nessa hora, é necessário fazer escolhas, mas com certeza serão mais assertivas se você pensar com a razão.

Dica: O que valoriza um imóvel

3 – Aproveite bem os espaços

Atualmente, existe uma série de soluções para quem tem pouco espaço e, mesmo assim, deseja decorar o seu apartamento pequeno com muito bom gosto. Exemplos são os nichos, que servem como prateleiras para a cozinha, sala e quartos.

As estantes aéreas são outras opções para fixar nas paredes, sendo que abaixo delas é possível ter outros móveis e utilizar melhor o espaço. Da mesma forma, use bem os cantos dos cômodos encaixando móveis que se acomodem bem ao local.

4 – Prefira móveis funcionais

Os móveis funcionais também são bem-vindos na hora de decorar apartamento pequeno, como os móveis que se tornam mesas, cama beliche, cama com baú, mesas de abrir, prateleiras embaixo do vão da escada, etc.

Atualmente, você consegue encontrar muitas soluções no mercado, já que se trata ainda de uma tendência. Além disso, você mesmo pode usar a sua criatividade, pensando em alternativas e levando-as até profissionais que fabricam móveis sob medida.

Dica: Apartamentos geram retorno financeiro a curto prazo

5 – Invista na iluminação  

A iluminação é mais uma grande aliada da decoração, inclusive, quando se quer decorar ambientes menores. Assim como as cores, luzes conferem amplitude ao cômodo, além de iluminarem com sofisticação.

Assim, você pode ter uma iluminação principal no cômodo com a intensidade adequada e um belíssimo lustre e também apostar nos abajures e nas iluminações decorativas, como as lâmpadas e fitas de LED. Quadros e outras peças também podem receber focos de luz.

6 – Escolha a dedo artigos decorativos

Mesmo na hora de decorar apartamento pequeno é possível ter artigos para enfeitar os cômodos. É preciso apenas avaliar quais são os mais favoráveis e que não vão deixar o espaço pesado, o que pode acontecer quando são escolhidas peças muito grades e de cores intensas.

Assim como a cor das paredes, prefira artigos decorativos de tons neutros, podendo destacar um ou outro objeto que tenha uma cor diferenciada. Também vale a pena eleger peças que combinem entre si e estejam em harmonia com o ambiente.

Quadros são ótimas soluções, pois não ocupam muito espaço e conferem bastante elegância ao espaço.

7 – Use a decoração para separar ambientes

Mais uma das dicas de como decorar apartamento pequeno é usar tapetes e mesmo móveis para dividir ambientes. Se você tem apenas uma sala e deseja torná-la sala de jantar e de estar é possível usar esse truque.

Para tanto, você pode usar um grande tapete para demarcar a sala, colocando sofás e a mesinha de centro ou de canto sobre ela. Estantes, biombos e painéis podem usar usados para separar a sala de jantar da de estar.

O mesmo serve para dar privacidade ao quarto de apartamentos onde há somente um grande cômodo.

8 – Aposte nas portas de correr

As portas de correr são uma tendência e também aliadas dos apartamentos pequenos. Afinal, sem ter que abrir e fechar portas ou mesmo deixá-las abertas, é possível economizar muito espaço. Essa solução é bastante usada para salas e quartos.

Busque empresas que trabalham com as portas de correr e escolha a melhor opção para a decoração da sua residência.

9 – Abuse dos espelhos na decoração

Se você gosta de espelhos, saiba que pode usar e abusar deles. Da mesma forma que funciona com as cores e com a iluminação, espelhos podem dar a sensação de uma maior amplitude a espaços pequenos.

Uma dica é usar um grande espelho na sala de jantar, o que vai fazer com que ela pareça ser muito maior. Corredores, banheiros e quartos também podem usar essa solução. Para as salas, você pode ainda usar espelhos como se fossem quadros.

10 – Renove a decoração com papel de parede

Na hora de renovar a decoração do seu apartamento pequeno, os papéis de parede são opções extremamente práticas. Hoje em dia, existe uma grande oferta no mercado, sendo possível encontrar não só uma grande variedade como também produtos fáceis de aplicar.

Assim, não é preciso contratar o serviço de terceiros, é possível fazer o trabalho por conta. Aqui, vale a mesma regra das cores, é mais apropriado escolher papéis de parede com tons neutros e claros, podendo até escolher pelos modelos estampados.

No entanto, é preferível que a padronagem seja mais delicada e discreta, com cores neutras, para deixar o seu cômodo elegante e equilibrado.

Dica: Dicas para comprar o primeiro imóvel

Procurando imobiliária em Itaquera? Conheça a DF Casa Imóveis

Para qualquer procedimento ser realizado com sucesso, é necessário que o cliente obtenha todas as informações sobre o imóvel antes de tomar qualquer decisão, e o diferencial da DF Casa Imóveisimobiliária em Itaqueraé que proporcionamos justamente isso à todos os nossos clientes. Temos o prazer em lhe auxiliar no que precisar, entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens relacionadas

Veja também

Casa própria: Como comprar um imóvel em 2023

Começar o ano cheio de planos é o jeito certo de colocar em prática a realização de muitos sonhos. Entre eles, o de comprar a sua tão sonhada casa própria. Mas para tanto é essencial estar bem informado sobre todo o processo necessário.

Ler mais »

Conheça as tendências de decoração de 2023

A cada ano, surgem novas tendências para quem gosta de estar com a casa ou mesmo o local de trabalho em sintonia com o que há de mais atual. Portanto, se você deseja saber quais são as tendências de decoração 2023, continue com a leitura deste artigo.

Ler mais »