Pessoas negociando e descobrindo os 11 Benefícios de ter o aluguel do seu imóvel administrado por uma imobiliária

11 Benefícios de ter o aluguel do seu imóvel administrado por uma imobiliária

Se você quer entender quais são todos os 11 benefícios de ter o aluguel do seu imóvel administrado por uma imobiliária, continue a sua leitura. Afinal ter um ou mais imóveis para alugar é uma forma vantajosa de gerar renda.

No entanto, é preciso estar atento a todos os cuidados e exigências que existem quando você possui casas ou apartamento alugados por inquilinos. Por isso, contratar uma imobiliária para geri-los pode ser uma boa ideia.

Descubra durante o texto os 11 benefícios de ter o aluguel do seu imóvel administrado por uma imobiliária, boa leitura!

1 – Maior alcance da divulgação do seu imóvel

Uma das principais vantagens ao contar com o apoio de uma imobiliária para alugar a sua casa ou apartamento está no fato do imóvel receber um maior alcance da sua divulgação.

Afinal, se a imobiliária possui um site com as suas ofertas, é provável que seja imenso o número de pessoas que se deparem com o anúncio do seu imóvel. Além disso, a imobiliária tem outros canais de divulgação das suas oportunidades, como painéis na sua fachada, plataformas imobiliárias, redes sociais, etc.

E já que a empresa vai se beneficiar se o seu bem for alugado, ela também se dedica a promovê-lo, indicando para clientes em potencial. Por isso, certamente, com essa divulgação as chances de alugá-lo mais rápido são maiores em comparação a um simples cartaz na fachada do seu prédio ou casa.

2 – Contato com clientes e agendamento por conta da imobiliária

Mais um dos benefícios de alugar o seu imóvel através de uma imobiliária é que o contato com clientes, bem como o agendamento das visitas fica por conta da empresa. Ou seja, você não precisa se preocupar com nada disso.

Muitas pessoas não possuem a disponibilidade para essas tarefas, sendo essencial terceirizar o serviço.

E mais, o proprietário pode não gostar de ficar respondendo às perguntas dos candidatos e nem mesmo ter o perfil adequado para convencer os clientes em potencial a alugarem o seu imóvel, prejudicando a negociação.

3 – Economia de tempo e praticidade

Talvez a economia de tempo e a praticidade em ter o aluguel do seu imóvel administrado por uma imobiliária seja a vantagem que mais agrada as pessoas. Afinal, imagina o tempo que o dono do local deve ter disponível para tratar com inúmeros possíveis inquilinos.

Além de atender ligações e responder mensagens no celular, é preciso agendar as visitas, sendo que o horário escolhido deve priorizar o cliente. Se você trabalha, estuda e possui outros compromissos, pode ficar impossível conciliá-los com as visitas.

Portanto, além de economia de tempo, você ganha praticidade e não precisa se preocupar em conseguir atender com qualidade todos os candidatos a se tornarem seus inquilinos. 

4 – Mais segurança com a análise cadastral

Existe um ponto essencial na hora de alugar um imóvel, que consiste em se certificar que o inquilino em potencial trata-se de uma pessoa responsável, que vai cumprir com os seus compromissos, inclusive, o de pagar o aluguel todos os meses sem atraso.

Para fazer uma análise mais apurada, a imobiliária possui os meios necessários para verificar se o futuro locatário do seu imóvel é um pagador confiável. E claro, com a sua experiência, consegue realizar uma avaliação dos seus documentos mais adequada.

Saiba mais em nosso post sobre Por que contratar uma imobiliária?

5 – Vistoria feita de maneira profissional

Outra vantagem de ter o aluguel do seu imóvel administrado por uma imobiliária é quanto à vistoria que deve ser feita no imóvel. Esse procedimento serve para conferir mais segurança para o proprietário, uma vez que se trata de uma lista com as condições do bem alugado.

Dessa maneira, evitam-se prejuízos e problemas futuros, já que os profissionais realizam um relatório completo informando todas as características do imóvel. Nele, são incluídas fotografias do piso, portas, janelas e revestimentos, bem como das instalações elétricas e hidráulicas.

Assim, caso o inquilino cause algum dano no imóvel, esse documento serve para provar que o problema em questão não existia antes. Por isso, a vistoria deve ser detalhada e bem elaborada, sendo útil ainda para garantir que o locatário devolva o imóvel nas mesmas condições futuramente.

6 – Existência de contrato bem elaborado

Ao contratar uma imobiliária para gerir o seu imóvel, existe o benefício de ter um contrato de aluguel bem elaborado, o que é fundamental para garantir a sua segurança, bem como a do inquilino no que diz respeito aos direitos e deveres de cada parte.

Embora qualquer pessoa possa fazer um contrato desses, é importante que ele seja bem redigido, caso tenha que ser usado devido a alguma eventualidade futura. E profissionais experientes e capacitados são os mais aptos a elaborar esse documento do jeito certo, de forma clara e objetiva.

7 – Despreocupação com a cobrança do aluguel

Depois de alugar o seu imóvel, possivelmente, uma das principais preocupações existentes é que o locatário pague o aluguel todos os meses, sem atrasos. Quando isso não acontece, inevitavelmente, o locador deve conversar com o inquilino, o que nem sempre as pessoas gostam de fazer.

Mas se você contratou uma imobiliária para gerir o seu imóvel, então, não é preciso se preocupar com isso, pois essa cobrança fica a cargo da empresa. Além disso, ela cobra a multa e a taxa de juros junto com o pagamento do próximo mês, para que o proprietário não fique no prejuízo.

Da mesma forma, a imobiliária possui um protocolo para os casos em que o inquilino está com o pagamento atrasado, sendo que de acordo com a situação pode ser cobrado judicialmente. É ela também quem informa ao locatário reajustes no valor e cabe a você apenas receber o valor do aluguel.

8 – Maior garantia de pagamento do aluguel

A garantia de que todos os meses você vai receber o valor do aluguel não ocorre só porque a imobiliária consegue cobrar de forma mais efetiva o inquilino, mas também porque ela pode oferecer maneiras variadas de pagamento.

Isso pode variar de empresa para empresa, mas contribui com o pagamento em dia do seu aluguel.

9 – Proteção jurídica em possíveis problemas

Mesmo que as chances de problemas com o inquilino sejam muito menores ao contratar uma imobiliária para intermediar a relação, é possível que eles ocorram. No entanto, mais uma vantagem de ter o apoio de profissionais qualificados é que eles também oferecem proteção jurídica.

Assim, havendo qualquer empasse, a imobiliária representa o proprietário, que não precisa se envolver diretamente em nenhuma questão.

E claro, já que o contrato de locação foi adequadamente redigido e a imobiliária se responsabiliza pelas cobranças em atraso, mais uma vez o dono está protegido de questões judiciais.

10 – Mais credibilidade para o seu imóvel

Um imóvel que é alugado por meio de uma imobiliária apresenta mais credibilidade, o que faz com que muitas pessoas prefiram negociar com ela do que diretamente com o proprietário.

Além de terem receio de se depararem com um contrato mal elaborado, muitos inquilinos preferem tratar com profissionais sobre diversas questões do que falar com o proprietário.

A intermediação da imobiliária torna a relação entre as partes mais clara e as diversas situações são resolvidas com imparcialidade.

E mais, se o imóvel for alugado para um amigo ou conhecido, com a imobiliária intermediando não existe o risco da relação existente entre locador e locatário atrapalhar direitos e deveres de ambos.

11 – Custo-benefício vantajoso

E quem pensa que ter o aluguel do seu imóvel administrado por uma imobiliária é oneroso, saiba que está enganado. Além de muitas empresas oferecem preços acessíveis, certamente, a economia é grande se for levado em consideração todas as despesas a mais que se pode ter ao alugar por conta própria.

Por isso, é de extrema importância pesquisar muito na hora de contratar a intermediadora para ter acesso a preços justos e, ao mesmo tempo, um atendimento de alto padrão. Portanto, busque imobiliárias com credibilidade no mercado e com um quadro de profissionais competentes e experientes.

E aí conseguiu entender tudo sobre os 11 Benefícios de ter o aluguel do seu imóvel administrado por uma imobiliária ? Escreva aqui nos comentários. E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis no Facebook e Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *