Você está de mudança para a cidade de São Paulo ou já reside na capital paulista e está considerando mudar de imóvel? Conheça as curiosidades sobre o bairro Vila Matilde, uma opção que com certeza vai entregar tudo o que é necessário para sua qualidade de vida.
O bairro é antigo e ainda preserva muito da tranquilidade dos tempos remotos, apesar de ter se modernizado e aprimorado toda a sua infraestrutura em diversos aspectos essenciais como locomoção, lazer e opções de comércio.
São Paulo é uma cidade heterogênea e cada região tem as suas próprias particularidades. É muito interessante conhecer as curiosidades da história, moradores e costumes de um bairro antes de mudar definitivamente.
Principais curiosidades do Bairro Vila Matilde
O bairro Vila Matilde está situado na Zona Leste de São Paulo, em meados da década de vinte e vem se valorizando cada vez mais. Aqui separamos algumas das curiosidades que achamos importantes destacar:
Origem do bairro Vila Matilde
O bairro Vila Matilde surgiu na segunda década de vinte. Inicialmente boa parte da região pertencia a Dona Escolástica Melchert da Fonseca, que tinha uma filha chamada Matilde.
Matilde era casada com José Carlos de Macedo Soares, uma importante figura no cenário político paulistano da época. Com o aumento da indústria e procura por lotes na região, Dona Escolástica foi se desfazendo do terreno em etapas.
Um desses lotes foi vendido e o nome homenageia a filha, que é justamente a região onde o bairro está instalado.
Veja mais sobre alugar ou comprar na Vila Matilde
Escola de Samba
No bairro fica localizada uma das mais famosas escolas de samba de São Paulo, a Nenê de Vila Matilde. A escola já conquistou onze títulos no Grupo Especial e três no Grupo de acesso.
Foi fundada em 1949 e é um dos orgulhos dos saudosistas dos antigos carnavais e amantes da festa tão tradicional no país.
Brasão da Vila Matilde
O bairro Vila Matilde tem bandeira e brasão próprios e que são símbolos da história do distrito centenário. A bandeira é divida nas cores azul e branca e traz ao centro o Brasão de armas.
A criação da bandeira e do brasão são relativamente recentes, desenvolvidos em 2019 pela historiadora Adriana Lopes, como forma de homenagem e resgate da história dos moradores de Vila Matilde.
Revolução de 1924
O bairro Vila Matilde já foi palco de eventos históricos que marcaram o Brasil. Em 1924, na revolta dos tenentistas, a estação de vila Matilde foi uma das que foram bombardeadas e alvo de ataques durante o período.
Mantém as tradições
O bairro concentra uma grande população de idosos e moradores que estão vivendo ali por décadas, e por isso há uma certa nostalgia e o desejo de resguardar pelo menos parte das tradições do bairro.
A Sociedade Amigos de Vila Matilde surgiu em 1950, é uma sociedade sem fins lucrativos e que tem o intuito de investir no esporte, inicialmente o futebol, mas hoje conta com judô e outras modalidades.
Toda semana é realizada a reunião dos Sócios Amigos de Vila Matilde dos anos 60, que reúne a velha guarda de associados e que viram o crescimento da instituição ao longo de todas essas décadas.
Como é morar no bairro de Vila Matilde
Apesar de ser antigo, o bairro Vila Matilde começou a receber maior investimento de construtoras, empreendimentos imobiliários e procura por imóveis a partir da construção das estações de metrô.
Isso levou ao maior interesse para investimentos de comerciantes e aumentou o valor do metro quadrado na região. Hoje ele se configura como um bairro de classe média com cada vez mais lançamentos.
Saiba Mais sobre como é morar na Vila Matilde
Se você procura um lugar aconchegante para viver na capital, o bairro Vila Matilde com certeza pode ser a escolha certa. Está entre uma das opções mais seguras para se morar.
Com o aumento do interesse e investimentos também se tornou possível encontrar ótimos restaurantes, escolas, serviços de atendimento médico, farmácias e supermercados.
Enfim, tudo o que é necessário para entregar qualidade de vida aos moradores sem precisar se deslocar longas distâncias, tornando o bairro Vila Matilde praticamente autossustentável em relação ao comércio.
Ainda assim, caso precise de transporte público, a região conta com duas linhas de metrô de fácil acesso, além de pontos de ônibus em localizações estratégicas.
Para quem ficou interessado e quer conhecer mais, nossa recomendação é sempre procurar uma imobiliária ou construtora de confiança para que possa auxiliá-lo com o imóvel mais alinhado com suas necessidades e orçamento.
Não deixe de perguntar todas as dúvidas, visitar o local, conversar com outros moradores e esclarecer qualquer informação que achar necessária. Isso é essencial para evitar arrependimentos futuros.
Sabemos que o local de moradia é algo muito importante e para fazer boas escolhas é preciso ter todas as informações em mãos. Esperamos que tenha gostado dessas curiosidades sobre o bairro Vila Matilde!
E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis imobiliária em Itaquera e imobiliária na Vila Matilde no Facebook e Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também.