6 erros comuns ao comprar seu primeiro imóvel

Errar é humano, mas na hora de comprar o seu primeiro imóvel, quanto menor o erro melhor, não é mesmo? Pois além da realização de um sonho, existe um alto investimento e o comprometimento da renda familiar. Por isso, separamos para você os 6 erros mais comuns antes de comprar um imóvel. Confira:

1.Não fazer uma boa pesquisa

A pesquisa é uma parte trabalhosa, porém importante do planejamento de compra.

Imagine a seguinte situação: Você comprou uma casa e não fez nenhuma visita antes de se mudar, quando chegou o dia da mudança, percebeu que a vaga da garagem era somente para moto e você possui um carro, seria uma dor de cabeça, certo? Um momento de felicidade se tornaria um pesadelo.Claro, que este foi um exemplo exagerado, porém demonstra a importância da pesquisa.

Então, não tenha pressa, pesquise muito, mas não ao ponto de ficar confuso com muitas informações.

Uma dica: faça uma triagem de suas preferências para encontrar um imóvel que atenda as suas prioridades, pois encontrar um imóvel com todas as suas exigências pode se tornar uma tarefa quase impossível.

Se puder visite a região e observe as ofertas disponíveis e a infraestrutura do bairro.

Algumas dicas de imóveis para você

2.Não ter um planejamento financeiro

Sempre faça uma avaliação do seu orçamento familiar quando estiver planejando a compra do seu imóvel. Sabemos que às vezes imprevistos acontecem, por isso é sempre bom ter uma reserva.

Depois de conhecer a sua capacidade financeira, chegou a hora de fazer uma simulação para saber o quanto precisará investir.

Lembrando que algumas construtoras facilitam a entrada em até 60 meses e o programa Minha Casa Minha Vida, subsidia até R$47.500,00 reais do seu financiamento, essas são facilidades que podem te ajudar na comprar seu imóvel.

3. Renda Comprometida

É realizada uma análise do banco dos gastos mensais, se há algum veículo financiado, empréstimo ou dividas parceladas.

Ou seja, tendo mais de 30% de despesas em seu nome, ao ser avaliado pelo banco, o financiamento corre o risco de não ser aprovado ou o crédito ficar condicionado, não aprovando o valor necessário para financiar seu imóvel.

Se você se enquadra nesta situação, fique tranquilo essa é realidade de muitos brasileiros, não é mesmo?

Estas são algumas soluções que podem te ajudar:

No caso de dividas parcelas, faça a quitação das suas parcelas, para liberar sua renda.

Se sua renda está comprometida devido a financiamentos de carro, empréstimo, ou por qualquer outro motivo, você pode complementar seus rendimentos com até 3 pessoas, fazendo isso sua renda aumentará possibilitando o financiamento do seu imóvel.

Entenda mais sobre Crédito Condicionado

4.Esquecer de fazer uma simulação de valores

Um passo muito importante antes de encontrar seu imóvel é saber o valor do investimento que pretende fazer e simular o financiamento.

Ao realizar uma simulação de financiamento, você pode identificar as taxas, quantidade de parcelas e valor das mesmas.

Para realizar sua simulação, tenha seus dados pessoais em mãos, para preencher as informações corretamente. simule aqui:

Saiba passo a passo como fazer uma simulação no seu banco.

5.Ter apenas um sonho e não uma meta

Mais de 70% dos brasileiros sonham em ter seu imóvel próprio, e muitos ficam apenas sonhando o dia de sair do aluguel, mas como todo bom brasileiro, falta uma meta clara.

Identificar quais são os gastos e realizar passo a passo seu planejamento é necessário para tirar os sonhos do papel. 

6.Não compreender sobre investimentos

Após realizar um bom planejamento financeiro é hora de saber qual é a melhor forma de poupar seu dinheiro para adquirir o imóvel. Então, hoje vamos te dar dicas de investimentos para juntar dinheiro e comprar um imóvel.

Mesmo que você opte por solicitar um financiamento é preciso ter uma parte do valor para dar à vista, e claro, quanto maior o valor ofertado à vista, menor as parcelas do financiamento ficarão. Então, é importante não só guardar o dinheiro mas sim, investi-lo para conseguir bons rendimentos.

Investir em:

Poupança: investimento mais tradicional e popular no país, a caderneta de poupança tem a confiança de grande parte da população. Além de ser um investimento seguro é muito fácil de investir e de tirar o dinheiro aplicado. Entretanto, a poupança possui um baixo rendimento e por isso, especialistas em finanças pessoais preferem indicar outros investimento, que são tão seguros quanto e que proporcionam maiores ganhos.

Tesouro Direto: tão seguro quanto a poupança, mas com uma rentabilidade maior que a mesma. O Tesouro Direto é um programa de investimento que permite a compra de títulos públicos federais. Existem vários tipos de títulos, com valores variados (existem títulos por apenas R$30,00), então recomendamos analisar qual é o mais indicado para alcançar os seus objetivos.

CDB: outra forma bastante lucrativa de investir o seu dinheiro, é o CDB (Certificado de Depósito Bancário). No CDB, você empresta uma certa quantia para um banco. Após o tempo estabelecido, o banco devolve o seu dinheiro acrescido de uma taxa de juros.

LCI e LCA: o LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), assim como o CDB, se baseiam em emprestar o seu dinheiro para uma instituição financeira. Porém, esses recursos são destinados ao setor imobiliário e ao agronegócio. A grande vantagem é que ambas aplicações são isentas de imposto de renda.

FGTS na compra do imóvel

Vale ressaltar que você pode utilizar o seu FGTS como entrada ou como parte do financiamento, então fique tranquilo, você não precisa ser um especialista em investimento para conquistar seu imóvel.

O que você gostaria de ler no nosso blog? Escreva um comentário abaixo. E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis no Facebook Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também.

DF Casa Imóveis é uma imobiliária em Itaquera na Zona Leste especialista em Imóveis na Zona Leste e Imóveis em Itaquera. Entre em contato conosco que com certeza teremos o imóvel ideal pra você e toda sua família.

2 thoughts on “6 erros comuns ao comprar seu primeiro imóvel”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *