A importância do Corretor de Imóveis

Tomar a decisão de comprar ou vender um imóvel parece simples, não é mesmo? Mas na prática é complicado, tomar decisões que envolvem grandes somas em dinheiro e a realização de um sonho.

Existem pequenos detalhes que abrangem o financiamento imobiliário como: avaliação, legislação específica, contratos e outros aspectos que, no final das contas, podem acabar acarretando diversos problemas.

Por isso, ter um especialista cuidando de todo o processo faz todo a diferença. Afinal, é preciso experiência, cuidado e muito conhecimento para lidar com todos os detalhes que compõem as transações imobiliárias. Se você está vivendo uma dessas situações agora, continue com a leitura do post e entenda por que contar com um corretor de imóveis é tão importante.

Por que é tão importante ter o auxílio de um corretor de Imóveis?

Bom, o corretor de imóveis é único que está habilitado perante a lei para intermediar transações imobiliárias. Somente com um profissional credenciado você estará assegurado de qualquer risco.

No entanto, não  é apenas uma questão de proteção da categoria, existem aspectos  muito importantes que fazem do corretor uma peça fundamental na compra, venda e locação do imóvel; dentre eles, a proteção do cliente, seja ele vendedor, comprador, locador e locatário.

Além do corretor estudar muito para ter seu registro e conhecimentos específicos. Ele possui qualificação para compreender questões como:

  • Assegura  que o imóvel está ou não dentro de uma faixa razoável de preço;
  • Calcula a possível valorização do imóvel nos próximos cinco anos;
  • Conhece todos os trâmites dos financiamentos imobiliários;
  • Conhece de perto e sabe como evitar todos os riscos de uma transação imobiliária.

Esses são apenas alguns dos muitos aspectos que a lei visa garantir para que o cliente tenha a melhor experiência de compra/venda e não seja enganado por pessoas de má-fé sem conhecimento ou código de ética.

A importância do corretor de imóveis é tão grande que a profissão é regulamentada pela Lei n° 6.530/78, ou seja, somente profissionais legalmente habilitados e regularmente inscritos no conselho profissional correspondente podem exercê-la.

E, para tal, é necessário antes possuir a formação de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI), um curso que também só pode ser oferecido por escolas autorizadas pelo sistema CRECI/COFECI conforme portarias publicadas regularmente em cada estado.

Na prática: O que faz um corretor de imóveis?

Esse profissional se destaca no processo de compra e venda de imóveis por ser o principal aliado na hora de realizar um bom negócio. Por isso, separamos a seguir algumas atribuições do corretor de imóveis:

Avalia o valor do Imóvel

O corretor de imóveis, possui muita experiência de mercado e formação técnica, e conta com as ferramentas necessárias para avaliar as principais características de um imóvel, sendo assim, consegue estipular um valor que seja adequado. Essa etapa garante segurança tanto ao comprador, que terá a garantia de não estar adquirindo um bem superfaturado, quanto para o vendedor, que poderá ter a certeza de receber um valor justo pela sua propriedade.

Faz a divulgação do imóvel

Uma das principais atribuições de um corretor de imóveis é a divulgação dos imóveis com que trabalha. A maioria dos profissionais, utilizam todos os recursos necessários para que as propriedades presentes em sua carteira sejam conhecidas pelo máximo possível pessoas. Aqui na DF, temos o corretor indica, assim nossos corretores indicam seu imóveis preferidos para os seus clientes nas redes sociais, muito legal, não é mesmo?

Confere a documentação

Uma etapa fundamental durante a negociação de um imóvel é a conferência da documentação. Por se tratar de uma atribuição relativamente técnica, a atuação do corretor é fundamental para evitar erros e garantir um processo tranquilo e preciso.

  • checar a veracidade e a validade dos documentos do imóvel e do vendedor, e repassar as informações para o comprador;
  • pesquisar e apresentar todas as certidões referentes à transação, inclusive sobre dívidas de condomínio, dívidas com concessionárias de serviços públicos, parcelas de financiamento em aberto perante a construtora ou banco, taxas de mobiliário de áreas comuns e de entrega do imóvel, além de dívidas de IPTU e processos contra o vendedor;

Tem responsabilidade sobre o resultado dos negócios

O corretor de imóveis é, por lei, responsável pelos resultados do negócio, estando sujeito a responder judicialmente caso algumas das partes seja lesada. Além disso, ele também poderá ser penalizado nos casos em que houver prejuízos decorrentes de negligência ou imperícia durante sua atuação.

O principal objetivo do corretor de imóveis é ajudar o cliente a realizar o melhor negócio, apontando as melhores oportunidades e afastando-o das piores condições de pagamento.

O corretor de imóveis é muito mais do que um agente que atua na intermediação de um negócio envolvendo imóvel. É um profissional que auxilia pessoas a realizarem sonhos.

O que você gostaria de ler no nosso blog? Escreva um comentário abaixo. E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis no Facebook Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também.

DF Casa Imóveis é uma imobiliária em Itaquera na Zona Leste especialista em Imóveis na Zona Leste e Imóveis em Itaquera. Entre em contato conosco que com certeza teremos o imóvel ideal pra você e toda sua família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *