Saiba porque investir em apartamentos pequenos

Saiba porque investir em apartamentos pequenos

O estilo de vida moderno está mudando, e com isso, o mercado imobiliário têm acompanhado essas mudanças.

Com certeza, você já reparou que as casas e apartamentos estão muito menores se comparados aos imóveis de antigamente. Basta comparar o lugar que você mora com a casa de sua avó ou tia mais velha.

Bom, esta é uma tendência que ainda deve se manter por muito tempo, é bem provável que os imóveis residenciais daqui a 10 ou 20 anos sejam ainda menores do que os de hoje.

Uma pesquisa realizada pelo SECOVI -SP em 2018, mostrou que 42,6% dos lançamentos imobiliários na capital paulista foram com menos de 45m².

Segundo especialistas do setor, existem muitos motivos para isso, desde a mudança no perfil de famílias até a valorização da mobilidade.

Afinal, a configuração das famílias está mudando, mais pessoas estão optando por viverem sozinhas e cada vez mais as pessoas buscam morar próximo ao local de trabalho em busca de qualidade de vida.

Por que investir ?

Os apartamentos studio têm atraído cada vez mais investidores, principalmente nas grandes cidades como São Paulo. Com o ritmo de vida urbano, é muito comum encontrar compradores interessados em unidades de até 37m², com apenas 1 dormitório ou do tipo studio.

Bom, não faltam motivos para você investir em apartamentos compactos, seja para morar, alugar ou para compor a sua carteira de investimentos. Listamos alguns deles para você, confira:

Saiba mais: O melhor momento para comprar imóveis

Facilidade ao alugar ou revender

Pensando em investir? Se você pretende alugar ou revender o imóvel, saiba que esses apartamento compactos são mais fáceis e rápidos para cumprirem essas tarefas.

Se o imóvel estiver localizado em pontos estratégicos, como grandes centros urbanos, a procura será ainda maior. Isso porque, o perfil de quem procurar viver nesses locais é geralmente composto por profissionais, executivos, jovens casais ou solteiros que querem viver bem, mas de maneira prática e econômica.

Para quem está interessado em investir, os apartamentos pequenos são ótimas oportunidades em custo benefício. Esse tipo de empreendimento tem valores mais baixos, mas garantem alta rentabilidade se o negócio for locação, por exemplo.

Valor de entrada e o custo inicial mais baixos

Metro quadrado, custos de aquisição, como o caso do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, o registro da escritura e o contrato de financiamento, são fatores que encarem um imóvel. No caso dos apartamentos compactos os custos são reduzidos, principalmente pelo fator da metragem ser reduzida.

Sendo assim, você pode levar menos tempo para juntar o montante da entrada e menos tempo para pagar o financiamento. Aliás, considere comprar o imóvel ainda na planta, pois os custos podem ser ainda menores.

Manutenção mais econômica

As despesas de forma geral são reduzidas quando se vive ou se tem um apartamento compacto, a começar pelo valor do IPTU, que também considera o tamanho do imóvel (e não somente a localização).

Outras despesas, como conta de água e de energia também são bem menores, pois diminui-se o uso da água, de iluminação e utiliza-se ar-condicionado de menor potência, que serve perfeitamente para cômodos menores. Também coloque nessa conta os custos com reparos e reformas, que também são menores.

Ampla oferta de serviços e lazer

Os novos empreendimentos imobiliários já estão bem adaptados a essa tendência de apartamentos compactos e o conceito por trás dela: ajustar essa nova forma de vida em cômodos pequenos, mas, ao mesmo tempo, proporcionando fácil acesso e praticidade a determinados serviços.

Então, quando for investir em apartamentos compactos, escolha aqueles localizados em prédios que tenham áreas comuns para facilitar a vida em comunidade. Alguns empreendimentos já contam com lavanderia, área fitness, coworking com wi-fi, pet place e outros serviços que não deixam os moradores isolados em suas dependências.

Além disso, escolha imóveis compactos que ficam localizados em áreas com uma boa infraestrutura, segurança, opções de mobilidade e uma ampla oferta de comércio e serviços. 

Alta rentabilidade

Além de econômicos, os apartamentos compactos tendem a se valorizar consideravelmente em pouco tempo, por serem uma tendência crescente no mercado imobiliário.

E outro fator interessante é que, enquanto você não vende ou aluga, a manutenção e os cuidados com o seu apartamento compacto são bem menores em relação a outras metragens.

Vida mais simples e organizada

Contudo, a vida de quem mora em apartamentos menores, pode se tornar mais simples e organizada.

Como essa é uma tendência no mercado imobiliário, profissionais de designers, decoradores e arquitetos são imprescindíveis para apresentar soluções inteligentes e otimizadas, para espaços pequenos. É o conforto e o estilo aliados à praticidade.

Logo, a possibilidade de ter uma vida mais organizada, e de viver em um apartamento mais fácil de manter limpo e utilizando apenas os objetos que a pessoa realmente precisa, sobra mais tempo para a vivência de experiências, sejam elas pessoais, profissionais, familiares e de lazer.

A qualidade dos menores frascos

Apesar de pequenos, se engana quem pensa que esses imóveis não têm todas as funcionalidades de uma unidade com tamanhos maiores. Há casos, inclusive, de apartamentos compactos com varanda gourmet.

“Temos uma planta de 33m² em Osasco, que tem terraço gourmet, sala de jantar, sala de TV, quarto com banheiro. Neste caso, trata-se de um imóvel voltado para o Minha Casa, Minha Vida, porém, o fato é que esses apartamentos compactos podem ter todas as funcionalidades de um outro imóvel. No entanto, com o tamanho menor, mas bem divididos e para atender às necessidades do cliente”, afirma Dante Seferian, CEO da Danpris.

De acordo com o G1Seferian, CEO da Danpris em artigo publicado em fevereiro de 2020.

O que você gostaria de ler no nosso blog? Escreva um comentário abaixo. E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis no Facebook Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também. A DF Casa Imóveis é uma imobiliária em Itaquera na Zona Leste especialista em Imóveis na Zona Leste e Imóveis em Itaquera. Entre em contato conosco que com certeza teremos o imóvel ideal pra você e toda sua família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *