A conquista da casa própria é vivo em muitos brasileiros, para algumas pessoas o financiamento imobiliário é um bicho de sete cabeças, por ser tantas regras e solicitações de documentos que acabam assustando alguma pessoas.
Mas hoje viemos te mostrar que não é bem assim, o financiamento imobiliário é algo simples quando feito da forma correta por ambas as partes, comprador e instituição financeira.
Confira as principais dúvidas dos consumidores e descubra que na verdade ele não é tão complicado assim
1.Qualquer pessoa pode realizar um financiamento imobiliário?
A princípio sim, as únicas exigências para isso é possuir uma renda fixa, assim comprovando os últimos 3 meses para CLT e últimos 6 meses para quem for autônomo. Não possuir restrição no nome.
Além disso para financiar um imóvel não precisa ser maior de idade, jovem aprendiz pode financiar um imóvel também, é só ter o documento de emancipação, registro em carteira no mínimo de 120 dias e documentação necessária para financiamento bancário.
2.O banco faz uma análise sobre as minhas condições financeiras?
Sim!
O banco irá fazer uma análise das suas condições financeiras, por esse motivo o comprovante de renda é solicitado na documentação no ato da solicitação do financiamento.
A Caixa Econômica Federal (CEF), por exemplo, possui um sistema de risco de crédito. Ele busca dados sobre o seu nível de endividamento e calcula a possibilidade de você conseguir ou não pagar o financiamento imobiliário. O contrato só será fechado se o sistema chegar à conclusão que o proponente tem condições reais de arcar e honrar seu compromisso.
3.Sou autônomo, posso fazer um financiamento?
Sim, se você é autônomo você pode sim fazer um financiamento.
Não ter vínculo empregatício ou carteira assinada por uma empresa não significa que você não pode entrar em um financiamento. É possível sim comprovar renda e se organizar para deixar o processo mais fácil.
Aqui no blog temos uma matéria explicando como declarar renda no Minha Casa Minha Vida sendo autônomo
4.É possível financiar 100% do valor de um imóvel?
Não é possível.
Hoje o valor mínimo de entrada de um imóvel é de 30% em cima do valor total do imóvel.
Atualmente existe o programa do governo que disponibiliza o subsídio para pessoas que entram no Minha casa Minha Vida.
Lembrando que o programa Minha Casa Minha vida não financia qualquer imóvel, o Minha Casa Minha Vida possui algumas faixas de valores dentro do programa que possibilitam o financiamento dos imóveis. E também não são todas as pessoas que podem participar do programa, o Minha Casa Minha vida existe algumas regras, saiba como participar do Minha Casa Minha Vida.
5.Tenho saldo de FGTS posso utilizá-lo?
Sim. O saldo do FGTS pode ser utilizado como entrada do imóvel. Saiba como usar o FGTS para ajudar na compra da casa.
Lembre-se você não pode usar o FGTS com menos de 36 meses de contribuição. Não é necessário a contribuição dos 36 meses em uma única empresa, pode ser em diversas empresas, o que realmente importa é o tempo de contribuição e não o tempo de empresa.
6.É possível financiar um imóvel com restrição no nome?
Isso não é possível.
Se você tem restrição no nome, o financiamento não será liberado. É necessário que o seu CPF não tenha nenhum tipo de restrição.
Se você tiver um cônjuge com restrição isso pode atrapalhar o financiamento, por isso, é muito importante que seja feita uma análise antes da solicitação do financiamento para que tudo ocorra da forma certa.
A DF Casa Imóveis é uma imobiliária em Itaquera na Zona Leste especialista em Imóveis na Zona Leste e Imóveis em Itaquera.
Respostas de 4
Porque minha casa minha vida exige valor alto de entrada?
Bom dia Piter tudo bem? A entrada mínima do Minha Casa Minha Vida é de 20% em cima do valor do imóvel, ainda tem casos que o cliente consegue o subsídio do governo, e também possui empreendimentos que liberam a entrada parcelada para o cliente, seria interessante você analisar as condições e ver o que está sendo liberado para você.
Espero ter ajudado 🙂
Estou serando, temos um imóvel financiado pela Caixa, Valor de compra 250, pago com fgts e dinheiro próprio aprox 90 mil. Precisamos vender, só que precisa ser rápido, por isso mantemos o valor de compra.
Bom dia Silvio tudo bem?
Para a venda do seu imóvel é necessário ser feito o pagamento do saldo devedor do seu financiamento.
Verifique a matéria que temos aqui no blog pra esclarecer o assunto Silvio
https://dfcasaimoveis.com/posso-vender-meu-imovel-financiado/
Espero ter ajudado. 🙂