imagem descreve uma mulher segurando um celular, tirando uma foto de um imóvel. Avaliação de imóvel

Avaliação de imóvel: Quais fatores são considerados

Querendo colocar o seu imóvel à venda, mas não sabe quais fatores serão considerados no momento da avaliação do imóvel?

Aqui neste conteúdo você saberá o que será levado em consideração e influenciará no valor final do seu imóvel, continue com a gente!

O que é avaliação de imóveis?

 A avaliação pode ser um laudo técnico ou um parecer subjetivo que te passa as informações reais do seu imóvel e determina o valor do mesmo. 

Por que fazer a avaliação do imóvel?

É de suma importância a avaliação do imóvel, pois ela te passa às informações reais do seu imóvel.

O mercado está em constante mudança, esse parecer além de te passar um feedback do estado do seu imóvel e quais possíveis melhorias podem ser feitas para a valorização do mesmo, te dá uma noção do mercado e de quanto o seu imóvel está valorizando.

Quem pode fazer a avaliação?

Apenas corretores especializados em avaliação podem te dar o laudo técnico, mas em geral qualquer corretor pode dar o parecer.

Os profissionais de arquitetura e engenharia também estão aptos, apesar de não terem o conhecimento do mercado imobiliário.

Por isso, é importante fazer uma boa escolha de profissionais, para isso confira também o CRECI da imobiliária ou do corretor e suas avaliações.

Qual o valor da avaliação?

Se o imóvel for deixado em uma imobiliária, a avaliação é gratuita, mas caso seja apenas um parecer por fora, normalmente é cobrado 1% do valor avaliado, podendo variar da didática de cada corretor. 

Fatores considerados na hora da avaliação de valor do seu imóvel

O Mercado Atual

As questões econômicas influenciam o mercado, as taxas dos bancos e etc. Portanto, é preciso levar em consideração o momento econômico e a valorização da região que o imóvel se encontra, se é um tipo de imóvel e bairro em alta no mercado.

Pode-se usar de imóveis parecidos com o seu para fazer uma comparação de média de valor;

Localização

Como citamos anteriormente tem regiões mais em alta do que outras pela questão de crescimento e também pela segurança do bairro.

Os clientes levam em consideração o fácil acesso a locomoção e uma grande variedade de comércio próximo;

Estado do imóvel

A conservação do imóvel com o passar dos anos, o estado das partes elétricas e acabamento é algo observado na avaliação, pois se há algo de errado já se entende que o próximo proprietário poderá ter um prejuízo para arcar e isso acaba desvalorizando o seu imóvel.

Há a questão da metragem do imóvel que quanto maior é mais bem valorizado ele acaba se tornando.

Dicas para valorizar o seu imóvel

  • Retoque o acabamento do imóvel
  • Mantenha a sua documentação em ordem.

Você encontra aqui em nosso Blog outras dicas de como valorizar o seu imóvel que vão servir tanto para a avaliação quanto para a futura venda.

Após ler nosso artigo, caso queira uma avaliação do seu imóvel entre em contato conosco. A DF Casa Imóveis têm profissionais capacitados para avaliar o seu imóvel e te dar o melhor atendimento.

Agora que sabe mais sobre a avaliação de imóveis, escreva um comentário abaixo. E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis no Facebook e Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *