Como a Selic influencia o mercado imobiliário

Veja todo o conteúdo

Compartilhe esse conteúdo

Comprar um imóvel para realizar o sonho da casa própria, para investir ou para abrir o seu próprio negócio é uma decisão muito importante. Afinal, quando é preciso financiar o bem para adquiri-lo, deve-se analisar se as parcelas mensais vão entrar no seu bolso.

Isso porque a inadimplência em um financiamento tem o poder de, simplesmente, fazer com que ocorra a perda do imóvel. Além disso, é necessário dar um valor de entrada para a compra da casa, apartamento, sala comercial ou outro.

E, claro, quanto mais for possível dar de entrada, melhor, pois com isso as parcelas podem ser menores ou os anos para concluir o pagamento se reduzem. Nesse contexto, é essencial descobrir como a Selic influencia o mercado imobiliário, além de outros fatores.

Se você tem interesse no assunto e quer saber mais, então, continue lendo este artigo. Aqui, você encontra as principais informações sobre o tema e aprende quando é o momento certo para adquirir um imóvel.

  • O que é e como funciona a Selic
  • Como a Selic influencia o mercado imobiliário
  • O que mais influencia o mercado imobiliário
  • Dicas para investir em imóveis

O que é e como funciona a Selic

A Selic é uma sigla para Sistema Especial de Liquidação e de Custódia para títulos federais. Embora o seu nome pareça complicado, o seu conceito não é, já que se trata basicamente da taxa de juros que serve como base para diferentes cálculos financeiros, feitos pelos bancos.

Inclusive, de financiamentos de imóvel, seja por meio de bancos privados, seja através de bancos públicos. Isso porque a taxa Selic é usada como um índice pelo qual as taxas de juros se baseiam na economia brasileira.

E mais, a taxa tem o objetivo de controlar a inflação, bem como regular a compra e venda de títulos públicos. Em outras palavras, é possível dizer que o valor da Selic mostra quanto o governo paga de juros aos bancos que adquirem títulos públicos do Tesouro Nacional.

Também funciona como um instrumento de política monetária a fim de controlar os juros praticados no país. Dessa forma, de acordo com a situação, uma taxa Selic pode ser melhor se estiver mais alta ou se estiver mais baixa.

Isso quer dizer que acompanhar a sua flutuação é importante na hora de tomar decisões sobre a compra e venda de bens, além de fazer investimentos e financiamentos. Além disso, a taxa Selic varia todos os dias, no entanto, são definidos valores anuais e mensais.

Em dezembro de 2019, por exemplo, a taxa ficou em 4,50%. Esse valor é o menor em comparação a taxa praticada nos últimos anos. Para quem deseja financiar um imóvel, trata-se, portanto, de um bom momento.

Dica: As 6 maiores dúvidas na hora de financiar um imóvel

Como a Selic influencia o mercado imobiliário

Mas, afinal, como a Selic influencia o mercado imobiliário? Porque, com a taxa em baixa, é um bom momento para adquirir uma casa, apartamento, espaço comercial ou outro imóvel? Como dito, a Selic serve para o cálculo de juros.

No financiamento, são cobrados juros sobre o valor do imóvel, de acordo com as suas parcelas. Dessa maneira, quanto menor for a taxa Selic, menores também são os juros aplicados no financiamento e, assim, melhor para quem está pagando as parcelas.

Por outro lado, se a taxa sobe, por consequência, os juros sobem também e as parcelas do financiamento aumentam no mesmo ritmo. Isso quer dizer que quem está pensando em adquirir um imóvel por meio do financiamento precisa acompanhar as flutuações da Selic.

Vale lembrar que, ao financiar um imóvel, o valor das parcelas em média não pode ser maior do que 30% dos rendimentos de quem está pagando o financiamento. Ou seja, não é possível comprometer demais a renda da pessoa, para não prejudicar as suas demais despesas.

Da mesma forma, a taxa Selic influencia o orçamento de quem está construindo e vai financiar os materiais de construção. E mais, com esse índice baixo, os bancos são levados a aumentar a oferta de crédito para quem deseja financiar.

Isso porque, com menos juros recebidos, a quantidade de crédito liberado deve ser maior para que as instituições financeiras continuem com a mesma faixa de lucro e rentabilidade. Mas é só isso que você precisa saber na hora de financiar?

O que mais influencia o mercado imobiliário

Quem deseja adquirir um imóvel com financiamento deve saber o que mais influencia o mercado imobiliário, além da taxa Selic. Assim, vale a pena falar sobre a inflação que, inclusive, está em fase de desaceleração, o que é mais um ponto positivo para investir em bens.

Afinal, quando a inflação cai, os preços tendem a ser menores, como os de imóveis. Nesse sentido, torna-se mais viável até mesmo uma aquisição à vista. Outro aspecto que influencia o mercado imobiliário é a possibilidade de usar o FGTS na compra.

Embora isso não seja uma novidade, recentemente, houve um aumento do valor dos imóveis nos quais é possível usar os recursos do fundo de garantia para adquirir a casa própria. E já que há muitos fatores contribuindo com o atual cenário, os bancos também fizeram a sua parte.

Isso porque, hoje, eles estão oferecendo empréstimos com juros menores, a fim de fomentar a economia.

Dica: O Minha Casa Minha Vida financia qualquer imóvel?

Dicas para investir em imóveis

Por todos esses fatores, antes de decidir pela compra de uma casa, apartamento ou espaço comercial, é importante colocar tudo na ponta do lápis. Faça os cálculos e verifique se o seu orçamento consegue arcar com esse investimento, e para isso nos da DF Casa Imóveis estamos a disposição para lhe ajudar com o seu planejamento financeiro.

Quem não possui condições financeiras de adquirir um imóvel à vista deve estar bem ciente de que o financiamento é um compromisso que pode durar mais de uma década. No entanto, é possível fazer pagamento maiores ao longo dos anos para quitar a dívida antes do esperado.

E mais, não se esqueça de pesquisar muito bem os imóveis antes de escolher onde morar ou instalar a sua empresa. Os valores podem variar bastante conforme a localização do imóvel. Por isso, conte com a ajuda da DF Casa Imóveis, imobiliária em Itaquera para fazer a melhor escolha.

DF Casa Imóveis é uma imobiliária em Itaquera na Zona Leste especialista em Imóveis na Zona Leste e Imóveis em Itaquera. Entre em contato conosco que com certeza teremos o imóvel ideal pra você e toda sua família.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas

Veja também

mulher sentado no sofá com 3 cachorros. Apartamento com espaço pet

Apartamento com Espaço Pet

Quando procuramos um novo lar, considerar as necessidades de nossos animais de estimação é essencial. Encontrar um apartamento com espaço

Ler mais »