pessoas que descobriram como comprar um imóvel com baixa renda

Como comprar um imóvel com renda baixa?

Nos últimos anos, se tornou muito mais fácil adquirir uma casa ou apartamento e realizar o sonho da casa própria, mesmo para pessoas e famílias que não possuem bons salários ou economias.

Isso acontece devido aos programas habitacionais do governo, como o Casa Verde e Amarela, embora existam outros.

Por isso, se você deseja realizar esse sonho também, continue lendo este artigo e confira nos tópicos a seguir as principais informações e dicas sobre como comprar um imóvel com renda baixa.

  • Quem se enquadra na baixa renda
  • Programas habitacionais do governo
  • Passo a passo para comprar imóvel
  • Como usar o FGTS para comprar imóvel

Quem se enquadra na baixa renda

Os programas habitacionais que ajudam os brasileiros a comprarem uma casa ou apartamento para morarem possuem benefícios distintos, que variam de acordo com a renda familiar de quem quer adquirir um imóvel.

Dessa maneira, quanto menor os rendimentos de uma família, maior é o benefício.

E para saber em qual faixa a sua renda se enquadra é preciso conhecer as peculiaridades de cada programa, que veremos mais adiante.

Mas não é apenas a renda baixa que qualifica um indivíduo ser beneficiado com o crédito habitacional do governo.

Há outros requisitos, que costumam ser os mesmos, independente do programa escolhido. Veja quais são eles a seguir:

  • Não ter se beneficiado com outro programa habitacional, ou seja, é possível que uma mesma pessoa obtenha esse tipo de crédito apenas uma vez;
  • Não pode utilizar o imóvel para fins comerciais, afinal, os programas habitacionais servem para ajudar os brasileiros com o sonho da casa própria, então, apenas locais para residir podem ser financiados;
  • Não pode ter o seu nome no CADMUT – Cadastro Nacional de Mutuários, uma vez que isso significa que a pessoa já foi beneficiada ou está sendo beneficiada com o crédito imobiliário do governo;
  • Não pode ter o seu nome incluído no CADIN – Cadastro Informativo De Créditos Não Quitados Do Setor Público Federal, o que significa que o indivíduo possui dívidas em aberto com o governo federal.

Programas habitacionais do governo

Agora, veja quais são os principais programas habitacionais oferecidos pelo governo para as pessoas de baixa renda que desejam comprar o imóvel próprio.

CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano

Trata-se de um dos maiores programas habitacionais do país, sendo que a sua atuação se limita ao estado de São Paulo.

Em geral, as casas e apartamentos que podem ser adquiridos por meio desse programa são erguidas através de parcerias com empresas privadas, em diferentes cidades, exclusivamente para os beneficiados.

Quem deseja aproveitar essa oportunidade deve estar atento para o momento em que forem abertas inscrições em seu município, quando é possível se cadastrar e torcer para ser contemplado.

Para o CDHU, a renda máxima que os beneficiados podem ter é de até cinco salários-mínimos e o financiamento pode se estender por até 30 anos.

HIS – Habitação de Interesse Social

Outro programa para quem deseja comprar um imóvel com renda baixa é o HIS, promovido pelo governo federal.

Aqui, podem se inscrever famílias que recebem até três salários-mínimos, além disso, os contemplados podem ser pessoas que vivem em áreas urbanas ou rurais.

Casa Verde e Amarela

Consiste no programa de moradia mais conhecido no país, anteriormente chamado de Minha Casa Minha Vida.

A partir de 2020, além de nome, outras alterações foram promovidas, como mais facilidades para habitantes do norte e nordeste brasileiro.

Nesse programa, as parcerias são feitas com os municípios e as condições de financiamento variam conforme a renda da família que deseja comprar uma casa ou apartamento.

Assim, quanto menor a renda, menores são os juros, além de outras facilidades.

Passo a passo para comprar imóvel

Independente do programa que você escolher para comprar um imóvel com renda baixa, é importante saber que existe um passo a passo que deve ser seguido. Confira a seguir quais são as etapas:

Simule o financiamento do imóvel

O primeiro passo para comprar um imóvel com renda baixa é fazer uma simulação nos bancos que realizam o financiamento da casa própria por meio de um dos programas do governo. A Caixa Econômica Federal é um deles e em seu site é possível realizar a simulação.

Para tanto, é preciso informar a sua renda familiar, além de outros dados. No mesmo instante é realizado um cálculo que indica o valor do imóvel que você pode financiar, o valor das parcelas e por quanto tempo o financiamento pode se prolongar.

Essa simulação serve apenas para você ter uma ideia do valor do bem que pode comprar com a renda que possui, contribuindo com a sua pesquisa.

Procure uma casa ou apartamento

O próximo passo é começar a buscar imóveis que se enquadrem no valor que você pode financiar de acordo com a renda familiar que possui.

Essa etapa é essencial, por isso, pesquise muitas opções até encontrar uma casa ou apartamento que entre no seu orçamento e que atenda as suas necessidades e da sua família na medida certa.

Reúna a documentação necessária

O passo seguinte da compra de um imóvel com renda baixa é reunir toda a documentação necessária para o financiamento.

Você pode pesquisar quais são esses documentos ou se encaminhar até a instituição bancária onde deseja solicitar o financiamento.

Em geral, referem-se aos documentos pessoais de quem vai financiar o bem, assim como do próprio imóvel e do seu proprietário ou da construtora, caso seja um imóvel na planta.

De todo o modo, é preciso ter a certeza que todos os documentos exigidos estão em mãos.

Caso contrário, pela simples falta de algum deles é possível que o banco negue o crédito imobiliário.

Entre eles, um dos mais importantes é o que indica a renda familiar, pois permite o seu enquadramento como beneficiário de um dos programas habitacionais do governo.

Oficialize a solicitação de financiamento

O último passo consiste em oficializar a solicitação de financiamento com o banco escolhido.

Nesse momento, é preciso entregar todos os documentos, sendo que perante qualquer dívida não exite em conversar com os atendentes do banco para esclarecimentos e assim realizar o pedido de forma completa.

A partir de então, você deve aguardar a aprovação do financiamento. Caso ocorra, é necessário voltar à instituição bancária a fim de assinar o contrato de compra do imóvel com renda baixa.

Saiba mais sobre as 4 vantagens de realizar um financiamento!

Como usar o FGTS para comprar imóvel

Quem deseja realizar o sonho da casa própria deve saber ainda que é possível utilizar o crédito existente na sua conta do FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

O comprador pode usar esse valor para dar de entrada, o que é necessário em alguns casos, ou mesmo para pagar uma ou mais parcelas do financiamento.

Além disso, o dinheiro do FGTS pode ser usado até por quem não está participando de um programa habitacional do governo.

No entanto, existem certas condições para poder usar esse crédito, veja quais são elas:

  • O FGTS pode ser usado na compra de imóvel exclusivamente para moradia do trabalhador e, por isso, o mesmo não deve ser alugado a terceiros;
  • O trabalhador deve contar com, no mínimo, três anos de carteira assinada, podendo ser consecutivos ou não;
  • O comprador não pode ter outro financiamento ativo no SFH – Sistema Financeiro de Habitação;
  • Ele não deve ser proprietário de outro imóvel residencial na cidade onde mora ou trabalha.

Quanto ao imóvel, pode ser novo ou usado, mas não deve conter pendências na matrícula em decorrência de dívidas do vendedor.

Além disso, o seu atual dono não pode estar inscrito em um dos cadastros de proteção de crédito.

E mais, o imóvel pode ter o valor máximo de R$ 1,5 milhão e não pode ter sido comprado com o crédito do FGTS nos últimos três anos.

E aí conseguiu entender tudo sobre como comprar um imóvel com renda baixa? Escreva aqui nos comentários.

E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis no Facebook e Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *