cidade grande vista de cima

Como é morar em Guaianases?

Guaianases é um distrito muito buscado por diversas famílias, já que é um local que conta com diversas vantagens e qualidades. Hoje nós falaremos sobre como é morar nesse local tão conhecido e famoso em sua região.

Escolher corretamente o lugar para morar é fundamental. Dessa maneira, sua rotina pode ser facilitada. Visto que, o bairro em que se vai residir influencia diretamente no dia a dia de uma família ou indivíduo.

Nós vamos te explicar tudo sobre como é morar em Guaianases. Assim você poderá identificar se é o bairro ideal para você e sua família.

Conheça mais sobre Guaianases

Guaianases é um distrito localizado no extremo da zona leste da capital de São Paulo. Guaianases tem uma população de mais de 165 mil habitantes, que se dividem em uma área de 8,6 km2.

Essa quantidade de habitantes junto com a área do distrito se divide em 29 bairros, todos com uma boa estrutura.

A formação do bairro de Guaianases é a mesma de Itaquera, o distrito ao lado. Ambos nascidos de aldeamentos indígenas e do esforço dos jesuítas na catequese.

O local cresceu lentamente com a instalação de diversas olarias nas imediações e com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Norte. A partir dos anos 1940, o bairro se tornou muito mais populoso. Após isso em 1948, recebeu oficialmente o nome de Guaianases, que era a tribo que habitava o distrito.

Mobilidade Urbana

O distrito de Guaianases é bem conhecido pela sua mobilidade, já que é como ponto de partida ou até mesmo de chegada para diversas pessoas diariamente.

Uma grande qualidade do distrito é que ele é servido pela linha 11 da CPTM. Essa linha dá acesso ao Centro da Capital e aos municípios de Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano e Mogi das Cruzes.

Além disso, é servido por linhas municipais e intermunicipais de ônibus. As linhas de ônibus interligam todo o distrito, além de o conectar aos distritos próximos.

Entretanto, para as pessoas que não usam transporte público com frequência e preferem automóveis, Guaianases não deixa a desejar também.

Dessa maneira, é servido com duas das principais vias da região, as mesmas que ligam o distrito a região central do município. Essas vias são o Corredor Guaianases-Marginal e a Avenida Radial Leste.

Educação

Um fator decisivo na hora de fazer alguém escolher o lugar em que vai ou pretende residir é a educação. Esse tópico é muito importante de ser abordados e vamos falar sobre ele agora.

A educação em Guaianases é completa, já que o distrito e todos os bairros pertencentes dele são recheados de escolas. Escolas que abraçam os diferentes estágios da educação.

Há escolas públicas por todo lugar, diversas escolas particulares, escolas de línguas, autoescolas e até mesmo escolas técnicas. A famosa ETEC de Guaianases é um lugar onde diversos estudantes tentam entrar.

Se trata de um lugar onde entrega um dos melhores ensinos da região, somado a um curso técnico.

Primeiramente, o processo para entrar na ETEC é através de uma prova, ou então análise de desempenho escolar dos anos anteriores.

Lazer

O lazer em Guaianases tem bastante a oferecer, já que o distrito conta com diversos parques, e também fica próximo de parques muito influentes na região leste, como:

  • Parque Vila do Rodeio
  • Parque Lajeado
  • Parque de Diversões Marisa
  • Parque do Carmo
  • Parque Chácara das Flores

Além dos parques, o local também se garante com outras atrações:

Bosque Municipal

O espaço incentiva a leitura da população. O horário de funcionamento foca principalmente nos finais de semana, onde conta com diversas atividades.



Fonte: Subprefeitura de Guaianases

Além disso, há ônibus que passam realmente perto do local. Isso o torna em um lugar com grande acessibilidade, principalmente para os jovens e adolescentes.

CEU

Centro Educacional Unificado, ou apenas CEU Lajeado, é um lugar que permite e incentiva o desenvolvimento acadêmico e esportivo de diversos jovens.

Aliás, possui o polo de desenvolvimento educacional, esportivo e cultural para crianças, adolescentes e jovens.

Dessa maneira, o espaço abre as portas para a comunidade, oferecendo atividades no bloco esportivo, além de um teatro, onde acontecem apresentações culturais e oficinas para a garotada.

Para quem deseja retomar os estudos, o CEU também é a indicação. Ou seja, o local também atua como um centro de ensino

Saúde

Primordialmente, o quesito saúde é muito significativo independente de onde alguém queira morar. Isso pode mudar completamente a experiência de uma família ou indivíduo no local.

Guaianases conta com diversos hospitais, UPAs, UBS e até mesmo centro de atendimentos clínicos particulares.

Dessa forma, resumindo, o distrito de Guaianases é capaz de oferecer tudo o que uma família precisa e quer.

Então, conseguiu entender tudo sobre “Como é morar em Guaianases”? Escreva aqui nos comentários o que achou do blog.

E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis no Facebook e Instagram, se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *