Como escolher o ponto comercial ideal?

É importante saber como escolher o ponto comercial para alugar, afinal o local do seu estabelecimento pode determinar o sucesso ou não do seu negócio.

Se você tem interesse no assunto e dúvidas sobre o mesmo, continue com a leitura deste artigo.

Nos tópicos a seguir, você descobre tudo a respeito de lojas para alugar, como escolher o ponto comercial ideal para seu negócio.

  • Importância de escolher o ponto comercial adequado
  • Como escolher o ponto ideal para sua loja
  • Dicas para o ponto comercial da sua loja
  • Importância de escolher o ponto comercial adequado

Importância de escolher o ponto comercial adequado

O ponto comercial para instalar a sua loja é um aspecto que pode contribuir imensamente com o sucesso do seu negócio.

Por isso, antes de alugar um imóvel para instalar o seu estabelecimento é indicado considerar diferentes características.

Com a escolha certa, as chances de conquistar mais clientes estão garantidas, bem como de ter um fluxo maior de consumidores na sua loja.

Da mesma forma, o endereço adequado para a sua empresa auxilia na fidelização dos clientes.

Isso porque em um endereço ideal entrar na sua loja é mais conveniente, seguro e prático. Além disso, ela possui mais visibilidade e até pode transparecer confiança e credibilidade. O endereço perfeito de um estabelecimento é importante para todos os tipos de empresas.

No entanto, negócios novos, que ainda precisam criar uma clientela, devem estar ainda mais atentos ao que torna o seu ponto comercial a escolha perfeita.

Como escolher o ponto ideal para sua loja

São diferentes aspectos a se considerar na hora de como escolher o ponto comercial ideal para seu negócio. Para saber o que deve ser analisado ao pesquisar pelas lojas para alugar, confira as principais dicas a seguir.

Avalie a sua localização

O principal aspecto ao escolher uma loja para alugar a fim de instalar o seu negócio é a sua localização, por isso, trata-se de algo que deve ser muito bem avaliado. A localização não se refere apenas ao endereço em si, mas como ele se relaciona com o seu público-alvo.

Desse modo, o primeiro passo é identificar quem são os seus clientes em potencial. Ao conhecer as suas principais características, é possível analisar se a localização combina com ele. Ou seja, os consumidores interessados em seus produtos iriam até esse endereço adquirir as suas mercadorias?

Pense em como é o acesso ao local, de que forma é possível chegar até ele com mais facilidade, de carro, transporte público? O seu público costuma utilizar esses meios de transporte? Para responder a essas perguntas coloque-se no lugar deles.

Analise a vizinhança ao redor

Assim como a localização pode ser um ponto crucial na hora do consumidor decidir se vai até a sua loja ou não, a vizinhança do endereço também deve ser considerada.

Os arredores da loja para alugar são seguros? Existem outros estabelecimentos comerciais que podem ajudar a atrair clientes para o seu?

De acordo com o seu segmento de mercado, pode ser essencial estar junto de outros pontos comerciais, já que nem sempre um consumidor está disposto a ir até uma região da cidade só para visitar a sua loja.

Por isso, regiões centrais são bastante disputadas na hora de alugar uma loja, ao mesmo tempo que nem sempre é o ponto comercial mais atrativo, pois já pode estar saturado.

Nesse sentido, pode ser mais vantajoso estar distante dos centros comerciais e próximo do seu público.

Essa é uma questão que deve ser colocada na balança. Outro cuidado em relação à vizinhança é no caso da sua empresa ser uma cafeteria, por exemplo, com mesinhas na rua. O melhor é que o entorno seja tranquilo e não possua um imenso fluxo de pessoas.

Verifique a visibilidade e o posicionamento

Além da localização e da vizinhança, outros pontos importantes são a visibilidade do seu negócio e o posicionamento físico da loja para alugar. Se o seu estabelecimento for do tipo que atende um amplo público, pode ser mais vantajoso estar em um endereço com grande fluxo de pessoas.

Desse modo, ser uma loja fácil de enxergar é essencial para atrair clientes em potencial. Da mesma forma, é preciso que a loja esteja bem posicionada, como no andar térreo, por exemplo, para que seja fácil de encontrar. Caso contrário, é necessário que haja a adequada sinalização.

Assim, confira se o ponto comercial permite criar essa sinalização para não deixar o seu negócio as escondidas. Uma dica nesse sentido é visitar a loja para alugar em diferentes dias e horários, para verificar como é o fluxo de pessoas.

Além disso, caminhe pela calçada como se fosse um consumidor e veja o quão fácil ou difícil é enxergar a loja que está para alugar. Existem obstáculos que prejudicam a visão do local?

Veja se o tamanho do imóvel é suficiente

Mais um cuidado essencial é o de verificar se a loja para alugar possui o tamanho suficiente para instalar o seu negócio. Você até pode preferir um bairro de alto padrão, onde os aluguéis são mais caros, mas é a região onde está o seu público.

Nesse caso, você pode alugar uma loja menor do que pretendia e se adaptar ao espaço reduzido. Se vale a pena a localização escolhida, mudanças no seu projeto arquitetônico inicial podem sofrer alterações. No entanto, certifique-se de que o espaço menor não interfira na qualidade do atendimento.

Considere o estado da loja para alugar

É comum que ao alugar espaços comerciais sejam realizadas pequenas reformas, até para que o seu estabelecimento fique do jeito que você quer. Além disso, se ele for do ramo da gastronomia, algumas obras são obrigatórias.

Porém, avalie se vale a pena gastar com a reforma necessária. Você pode encontrar lojas para alugar que combinem mais com as necessidades do seu negócio. Se você pretende fazer melhorias consideráveis no imóvel, que vão valorizá-lo, veja se o proprietário estaria disposto a abater do valor do aluguel.

Pense a respeito da segurança do local

A questão da segurança é mais um fator crucial na hora de escolher uma loja para alugar e fixar a sua empresa. Além de ser importante porque pode afastar clientes caso a segurança não seja um ponto forte, outro problema é a segurança do seu próprio estabelecimento.

Se a região pecar em segurança, você terá que gastar com mecanismos para aumentá-la, o que pode pesar no seu bolso, sendo preciso estar preparado financeiramente para isso. Então, avalie os pós e os contras desse local. Outro aspecto ligado à segurança dos clientes é se o ponto comercial possui estacionamento.

Essa característica pode ser uma vantagem, ainda mais se houver portões ou grades que garantam a segurança da sua equipe e dos seus clientes. Nesse sentido, alugar uma loja em shopping apresenta diferentes benefícios, os quais podem ser bastante relevantes de acordo com o seu nicho de atuação.

Dicas para o ponto comercial da sua loja

Além de escolher uma loja para alugar e fixar a sua empresa, outra opção é comprar um imóvel. Certamente você já pensou nessa possibilidade e em algumas circunstâncias pode ser realmente adequado.

Inclusive, se você conta com dinheiro disponível, ao menos, para dar um bom valor de entrada no financiamento. Mas não basta ter condições de arcar com esse investimento. Vale a pena comprar imóvel para instalar a sua empresa se ela já estiver consolidada no mercado.

Ou seja, for um negócio que já possua anos de existência e esteja em um bom momento. Para lojas recém-abertas, que ainda estão se fixando no mercado, pode ser arriscado.

Mesmo assim, nada impede que você se planeje e organize as suas finanças para que, assim que sentir segurança, adquira um imóvel para instalar a sua empresa. Certamente, ter um local próprio é muito benéfico, não só pela redução de custos, mas pela liberdade de fazer mudanças quando precisar.

E aí conseguiu entender tudo sobre como escolher o ponto comercial ideal? Escreva aqui nos comentários.

E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis no Facebook e Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *