Como fazer a averbação de casamento no registro de imóveis?

É muito comum quando o proponente adquire um imóvel sozinho e no estado civil de solteiro, mas na maioria das vezes, após alguns anos, pode ocorrer o casamento. Mas muitos não fazem as devidas averbações necessárias na matrícula do imóvel para deixar sempre a documentação regular para qualquer situação.

Saiba mais sobre o que é Averbação?

O que isso poderá impactar futuramente?

Quando o proprietário precisar entrar em uma operação de venda deste imóvel, terá problemas em algumas instituições para concluir o financiamento. Pois a documentação do imóvel será interpretada pelo jurídico do banco como irregular.

Para evitar este tipo de situação e deixar sempre a matrícula atualizada no registro de imóveis, você precisará fazer a averbação do casamento na matrícula.

Passo a passo de como é feita a averbação em São Paulo, SP

1º Passo: Umas das partes, seja o marido ou a esposa, precisa comparecer no cartório de registro de imóveis, onde o bem está registrado. 

2 º Passo: O cônjuge preencherá um requerimento solicitando a averbação do casamento. 

3º Passo: Precisará levar consigo os documentos originais, certidão de casamento atualizada, documentos pessoais como RG e CPF e a matrícula do imóvel. 

Após todos os documentos citados, será protocolado no cartório de registro de imóveis e logo após o registro, saíra uma nova matrícula atualizada já com a averbação do casamento.

Entenda tudo neste vídeo:

DF Casa Imóveis no Youtube

O que você gostaria de ler no nosso blog? Escreva um comentário abaixo. E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis no Facebook e Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também.

A DF Casa Imóveis é uma imobiliária em Itaquera na Zona Leste especialista em Imóveis na Zona Leste e Imóveis em Itaquera. Entre em contato conosco que com certeza teremos o imóvel ideal pra você e toda sua famíl

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *