Pessoa contratando crédito

Como funciona a contratação do crédito imobiliário

Também chamado de financiamento, o crédito imobiliário é, hoje em dia, a maneira mais comum de comprar um imóvel.

Afinal, essa negociação envolve altos valores e são poucas as pessoas que costumam ter esse dinheiro em mãos para adquirir uma residência à vista.

Mas como funciona a contratação do crédito imobiliário? O procedimento conta com diferentes etapas e se você deseja saber quais são elas e o que é feito em cada uma, continue com a leitura deste artigo e confira as informações presentes nos tópicos a seguir.

  • O que saber sobre o crédito imobiliário
  • Etapas da contratação do crédito imobiliário
  • Dicas para contratar crédito imobiliário

O que saber sobre o crédito imobiliário

O primeiro ponto importante a destacar a respeito da contratação do crédito imobiliário é que ele pode ser feito por meio de instituições financeiras.

Trata-se de um dinheiro que o banco vai emprestar a quem deseja comprar um imóvel, para que possa fechar negócio.

Desse modo, quem vende o imóvel recebe o valor integral da venda e a pessoa que obteve o crédito deve pagar para o banco o dinheiro emprestado, em parcelas mensais, até que toda a dívida seja paga.

O número de parcelas e o valor de cada uma depende do banco e do total gasto com o imóvel.

Além disso, sobre o valor das parcelas são cobrados juros, o que significa que quanto mais tempo o comprador do imóvel levar para quitar a sua dívida, mais juros vai gastar ao longo dos anos.

Por isso, recomenda-se dar de entrada um valor maior, para que o número de parcelas reduza, bem como o seu valor.

Mais um ponto essencial é que, no caso da pessoa que obteve o crédito imobiliário deixar de pagar as parcelas ao banco, ela corre o risco de perder o seu imóvel, bem como o dinheiro até então pago ao banco.

Quando isso ocorre, a instituição financeira toma da pessoa o bem e o leiloa.

Quem deseja contratar crédito imobiliário deve entender ainda que algumas das suas características são levadas em consideração.

Entre elas, a idade, pois quanto mais jovem a pessoa for, melhor para o banco, ainda mais se ela pretende parcelar o valor do imóvel com o número máximo de parcelas, que é de 30.

O nível de escolaridade e a profissão também são analisados. Afinal, o banco quer ter a certeza de que a pessoa vai conseguir pagar a sua dívida. Então, essas informações ajudam na tomada de decisão.

O banco pode considerar que a profissão do interessado no financiamento não é estável e negar o crédito, por exemplo.

Etapas da contratação do crédito imobiliário

Agora, confira a seguir quais são as etapas da contratação do crédito imobiliário.

Escolha do imóvel que se deseja comprar

O primeiro passo de quem deseja obter um financiamento por meio do banco para comprar uma residência é escolher o imóvel adequado.

Nessa etapa, não se pode considerar apenas as suas necessidades e da sua família, mas as exigências do banco.

A maioria deles possui em seu site um simulador, onde é possível colocar o seu salário e verificar qual o valor máximo que o banco financia com base nessa informação. Também é possível colocar a soma dos salários de mais de uma pessoa.

Ao ter o valor máximo que o banco pode lhe dar de crédito imobiliário, chega a hora de buscar imóveis dentro dessa faixa de preço.

Muitas vezes, embora não seja regra, a pessoa consegue melhores condições de financiamento junto aos bancos dos quais já é cliente.

Definido isso, agora sim, você pode escolher o imóvel que melhor combina com o seu perfil e com as demais pessoas que vão morar na residência.

Envio da proposta de compra ao vendedor

Depois de pesquisar bastante, considerar todos os aspectos que são importantes para você e a sua família e optar por um imóvel para comprar, inicia a segunda etapa do processo de contratação do crédito imobiliário. Ou seja, o envio da proposta de compra.

Agora, é preciso formalizar o seu interesse para o proprietário do imóvel, por escrito. Recomenda-se contratar um corretor de imóveis ou uma imobiliária, não só para ajudar na procura e escolha da residência, como também para negociar.

Afinal, você pode conseguir negociar o imóvel que deseja adquirir por um preço mais baixo. Depois de definir o valor acertado entre ambas as partes, o interessado no financiamento pode seguir para a próxima etapa.

Envio dos documentos necessários ao banco

Quando você já escolheu o bem que deseja adquirir, pode enviar ao banco eleito para fazer o financiamento os documentos necessários. Em geral, eles englobam os documentos do imóvel, do comprador e do vendedor.

Se for o caso, é preciso ainda apresentar os documentos do cônjuge. Ou mesmo se a renda considerada para a contratação do crédito imobiliário for a soma de mais de um salário. Nesse caso, devem constar os documentos de todos os envolvidos.

Não se esqueça de nenhum documento, sendo importante verificar com o banco quais são todos eles para que não falte nenhum. Afinal, não raro, existem financiamentos que são negados simplesmente porque faltou algum documento.

A partir do recebimento de todos os documentos, o banco inicia uma avaliação criteriosa.

Avaliação e vistoria do imóvel pelo banco

Enquanto o banco analisa os documentos para avaliar se vai conceder o financiamento ao interessado, ele também realiza a avaliação do imóvel, a fim de verificar se o preço do local coincide com o que está sendo negociado.

Para tanto, uma empresa contratada realiza a avaliação e emite um laudo com o seu parecer. Da mesma forma, é feita a vistoria do imóvel, a fim de se certificar que o bem possui condições adequadas de moradia e se encaixa nos requisitos do banco.

Assinatura do contrato de compra do imóvel

Se todas as etapas anteriores forem concluídas com sucesso, então, chega-se à última, o momento da assinatura do contrato de compra do imóvel. Nele, constam todas as informações a respeito da negociação, sendo essencial que os compradores leiam tudo antes de assinar.

Nesse momento, pode haver dúvidas a respeito de algum detalhe e essa é a hora dos esclarecimentos, para que não haja surpresas posteriores. Imobiliárias e corretores de imóveis podem contribuir com esse entendimento, mais uma razão para contratá-los ao adquirir o seu imóvel.

Para formalizar o contrato, ele é registrado em cartório, através de escritura pública. No caso de contratação de crédito imobiliário, o contrato tem o mesmo valor legal da escritura. No entanto, o bem passa para o nome de quem financia só depois que todas as parcelas forem pagas.

Dicas para contratar crédito imobiliário

Ter a casa própria é o sonho de muitas pessoas, mas é preciso ter alguns cuidados para que a busca por esse sonho não se transforme em um pesadelo.

Por isso, é de extrema importância que a pessoa que compra o imóvel por meio do financiamento faça um planejamento financeiro de longo prazo.

Afinal, como já dito, existe o risco de perder o bem se as parcelas não forem pagas em dia. Já que elas podem durar muitos anos e durante esse período podem ocorrer imprevistos na vida financeira, é essencial estar preparado.

Para tanto, o planejamento das suas finanças e da sua família ou de quem mais estiver envolvido na contratação do crédito imobiliário é essencial.

Isso pode ser feito com o controle dos gastos, registrando todos eles, para que não sejam feitas dívidas além do que se pode pagar.

Com esses cuidados é possível pagar as parcelas em dia e até mesmo poupar dinheiro para agilizar o pagamento delas, a fim de reduzir o seu número e fazer com que o financiamento se prolongue por menos tempo.

Dessa forma, você consegue economizar com o pagamento de menos juros.

E aí conseguiu entender tudo sobre como funciona a contratação de crédito imobiliário? Escreva aqui nos comentários.

E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis no Facebook e Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também.

4 thoughts on “Como funciona a contratação do crédito imobiliário”

    1. Olá Alberto, ficamos muito felizes de ter você ter gostado do nosso conteúdo. Continue acompanhando, porque vem muito mais pela frente! 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *