Está buscando uma forma de juntar dinheiro para a entrada de um apartamento? Vamos te ajudar a se organizar com algumas dicas muito úteis para o seu planejamento.
Como juntar dinheiro para a entrada de um apartamento
Antes de começar de fato a economizar o dinheiro, é necessário que você se organize e saiba de algumas informações.
Aqui nas dicas, vamos te ensinar que passos dar para chegar no objetivo de ter o dinheiro da entrada.
Leva tempo
É importante ter em mente que a organização e ação vão levar um certo tempo, não será algo rápido.
Portanto, é preciso ter ciência que, para chegar nesse objetivo você precisará ter calma e dedicação para seguir no seu foco.
Resolva suas pendências
Antes de partir para juntar o dinheiro, você precisa pagar todas as suas contas que estão em aberto.
Dessa forma, quando você começar a juntar o dinheiro, não será pego de surpresa por uma conta que está pendente.
Economia
Partindo para a ação, você precisará analisar as suas contas fixas, para saber quanto você conseguirá economizar sem te fazer passar por algum sufoco.
O ideal é juntar cerca de 30% da sua renda, pois quando vier as parcelas do financiamento você já estará acostumado a ter esse valor comprometido.
Assim não terá muita variação na sua organização e será mais tranquilo o pagamento.
Corte custos
Para a sua economia funcionar é necessário que você corte os custos adicionais, como compras feitas por impulso e etc.
Analise também suas contas para entender se é possível assumir compromissos mais baratos, dessa forma reduzindo o valor de suas contas fixas.
Rendas adicionais para a entrada
No caso para as pessoas que possuem uma organização e sua renda não tem como ser mais comprometida, há uma saída.
A mesma seria as rendas adicionais, que são atividades que você domina para gerar esses ganhos extras, como por exemplo:
- Trabalhar em eventos;
- Supervisionar crianças;
- Alinhar trabalhos acadêmicos.
Investimento para entrada
Mas afinal onde eu vou colocar esse valor que eu estou juntando? Você consegue colocar esse valor na poupança, ele estará seguro ali.
Contudo, você tem a opção de buscar outras formas de investimento onde o valor pode render mais durante o período da aplicação.
Para isso, você pode conversar com o seu banco e realizar as suas pesquisas, para encontrar a melhor forma de investir na sua realidade.
Saiba mais em: dicas de como investir para juntar mais dinheiro
Quanto juntar para a entrada de um apartamento?
É difícil especificar um valor fixo, pois varia de apartamento para apartamento, mas em todo caso a entrada precisa ser pelo menos 20% do valor total.
Atualmente a média de um apartamento varia de 150 mil a 180 mil na planta, portanto a entrada seria a partir de 30 mil.
Apartamento na planta
Apartamentos na planta, são imóveis novos, que estão em obra ou nos acabamentos finais.
Eles são interessantes, pois possuem diversas vantagens, como: documentação gratuita, preços mais acessíveis e o parcelamento da entrada.
Para você que gostaria de se mudar, mas não possui muito tempo para juntar o dinheiro da entrada, apartamentos na planta podem ser uma ótima solução.
Como usar o FGTS para a entrada do apartamento?
Você sabia que pode usar o seu FGTS para comprar um imóvel? Aqui vamos te falar as regras para acessar esse benefício e assim juntar mais rápido o dinheiro para a entrada.
O que é FGTS?
É uma garantia do trabalhador contratado pelo regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), todo mês 8% do valor do seu salário é depositado em uma conta poupança pela empresa.
Quem pode usar?
Todo trabalhador CLT com três anos de carteira assinada, mesmo que de empresas diferentes.
Como usar?
Por lei, o FGTS só pode ser retirado para comprar ou construir um imóvel residencial, tanto para pagamento total quanto para entrada em um financiamento.
Pode ser usado para amortizar ou quitar o saldo devedor, também para pagar um empréstimo que tenha sido feito para a compra ou para uma parte do valor das parcelas.
Além disso, o comprador não pode ter financiamento em aberto no SFH (Sistema Financeiro de Habitação), também não pode ser proprietário de qualquer imóvel residencial urbano.
Ao solicitar o saque do FGTS, o comprador não pode estar com o pagamento de parcelas atrasadas do financiamento e precisa ser o titular do financiamento.
Quais as condições que o apartamento precisa ter?
O valor do apartamento não pode ultrapassar 1,5 milhão de reais. Se o dinheiro for usado para a construção, o terreno deve ser de propriedade de quem vai sacar o FGTS. Além disso, o imóvel deve ser urbano e tem que ser destinado à moradia.
A Caixa Econômica Federal faz antes da liberação, uma avaliação do imóvel, para comprovar se não tem problemas estruturais na construção e se há condições de habitação.
O apartamento precisa ter a documentação devida, como o Registro de Imóveis e não pode ter nenhum registro de gravame, algo que possa impedir a comercialização.
Se utilizado o fundo de garantia para a compra de um terreno ou para iniciar a construção, deverá esperar no mínimo três anos para utilizar o benefício novamente no imóvel.
Como sacar o FGTS?
É necessário consultar o saldo do fundo de garantia e depois separar a documentação necessária: documento de identidade, declaração completa do Imposto de Renda, se for o caso a certidão de casamento ou de união estável e o extrato da conta do FGTS.
Após isso, procure a Caixa Econômica Federal para apresentar os documentos e verificar a possibilidade de uso do benefício.
Agora que sabe mais sobre como juntar dinheiro para dar entrada em um imóvel, escreva um comentário abaixo.
E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis imobiliária em Itaquera e imobiliária na Vila Matilde no Facebook e Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também.