Blog DF Casa Imóveis

Nossa meta é realizar o seu sonho.

Como planejar um casamento ?

Veja todo o conteúdo

Compartilhe esse conteúdo

Como planejar um casamento? Essa é a dúvida de algumas pessoas que estão se planejando para dar um passo adiante rumo ao altar. E se você está lendo esse conteúdo, provavelmente está nessa fase, certo?

Dessa forma esse post vai te ajudar com informações como: qual o tempo para planejar, o que é necessário para realizar esse casamento, dicas de sites para essa realização, vestidos e para onde ir após se casar.

Quanto tempo é necessário para planejar um casamento?

A determinação de tempo para planejar o casamento, vai depender muito da data escolhida para essa celebração, porém o mais indicado para que esse evento seja planejado é 1 ano, no mínimo, para que assim você possa ir atrás de cada detalhe e verificar todas as coisas sem correria. 

O que é preciso para realizar um casamento?

Vários fatores são importantes para o seu casamento, até mesmo como seu cabelo vai ficar diz muito sobre esse momento tão valiosos do seu dia, sendo assim a tabela abaixo vai mostrar os pontos que mais precisam de um olhar clínico:

Pontos para pensar
Cerimonialista
Convites
Pensar na quantidade de convidados
Estabelecer orçamento
Escolher data
Pensar em padrinhos e madrinhas
Será Buffet ou cada um irá se servir 
Qual será a cor/tema do casamento 
Qual será o horário 
A recepção e a cerimônia serão no mesmo local 
Local

Vale lembrar, que isso vai depender muito do que é prioridade para você, caso a cor do tecido que vai na mesa seja algo muito importante para você considere que sim na tabela. 

Sites que ajudam a organizar seu casamento

Caso você ainda não tenha a menor ideia de por onde começar, mesmo esse post sendo o pontapé inicial para essa jornada, vamos dar algumas dicas de sites que irão te auxiliar na organização do seu casamento.

Zakyou

Um site que disponibiliza visualizar fornecedores, montar seu site de casamento, escolher o local e entrar em contato com os fornecedores através da plataforma. Um diferencial desse site é que ele permite você que monte sua lista de casamento e planeje sua lua de Mel.

iCasei

Sendo esse um dos sites mais utilizados pelas noivas, tem como diferencial a possibilidade de personalizar seu site, contagem regressiva, acesso mobile, vários temas, blog para os noivos e diversas outras funções.

MeCasei

O site permite que você receba seu presente de casamento em dinheiro, sem taxa de saque, para que dessa forma possa fazer o que achar melhor e até usar o dinheiro para pagar a lua de mel, a plataforma também permite que você faça sua playlist para emocionar seus convidados e tenha sempre seu site disponível online. 

Como escolher o vestido de noiva

Sabemos que o vestido de noiva é a peça principal em um casamento, ele faz com que a noiva se sinta completa e para algumas até mostra o quão perto está o momento de subir ao altar.

Confira abaixo alguns itens importantes para se pensar na hora de escolher seu vestido de noiva perfeito: 

  • Seu vestido terá decote ?
  • Quer um vestido 2 em 1 ? 
  • Manga longa ou curta ? 
  • Pense na sua personalidade
  • Deixe claro seu orçamento
  • Faça pesquisas
  • Pense no local da cerimônia

Esses são alguns dos pontos importantes para sua tomada de decisão, mas assim como na tabela, vale lembrar que caso tenha algum ponto que te desperte dúvida acrescente para uma análise.

Como definir padrinhos e madrinhas

A escolha de padrinhos e madrinhas de casamento é um ponto delicado e às vezes desperta dúvidas nos noivos, porém é importante lembrar de pontos que são primordiais para essa escolha e sempre é bom separar critérios para te auxiliar nessa decisão tão importante, e nós separamos 2 para vocês. 

Proximidade

Um dos primeiros quesitos a serem levados em consideração é a proximidade que essa pessoa tem com o casal, pois esse padrinho ou madrinha deverá ter “intimidade” para poder dar conselhos e até mesmo aqueles puxões de orelha, se necessário, e pensar se essas pessoas estarão próximas de vocês futuramente. 

Número de padrinhos

Outro ponto importante é a quantidade de padrinhos e madrinhas que você considera necessário, indicamos que faça uma lista com todos os nomes. 

Com a lista pronta, comece a colocar perguntas que te ajudem a diminuir a quantidade nomes listados, até chegar na quantidade ideal de padrinhos.

Onde fazer os convites

A escolha dos convites, em sua grande maioria, leva em consideração o tema e a cor que terá o seu casamento. E para te ajudar, vamos dar algumas dicas de locais para que seus convites saiam da forma que tanto quer e dentro do seu orçamento. 

Printi

Plataforma que possibilita enviar a arte ou contar com a ajuda de um designer para desenvolver a arte.

Elo7

Plataforma com diversos vendedores e variação de preços e modelos de convites.

Canva

Algumas pessoas podem não saber, mas o Canva além de possibilitar que você desenvolva sua própria arte, também conta com um serviço de impressão e entrega da sua arte, com a quantidade desejada e tamanho já personalizado. 

Qual o melhor mês para fazer seu casamento?

Você já pensou em quando vai fazer o seu casamento, e se esse dia vai ser como o esperado ? Bom, por essa ser uma dúvida recorrente vamos falar um pouco sobre qual o melhor mês para fazer seu casamento e como isso pode influenciar na escolha, se vai atrapalhar ou ajudar no restante do planejado e se algo deve mudar devido a essa decisão.

Janeiro

O mês menos procurado por conta das festividades que acontecem no mês anterior, costuma não ter um custo tão alto para reservas e apresenta mais facilidade para encontrar locais. 

Já sobre sua lua de mel os custos podem ser mais elevados, por ser um período de alta e férias.

Fevereiro

As vantagens econômicas continuam, mas as chuvas e o calor ainda não dão uma trégua, também indicamos que dê uma olhada nas datas para que não coincidam com o carnaval. 

Outra vantagem para economizar em sua lua de mel é escolher a data da viagem duas semanas antes ou depois do carnaval para fugir da quantidade exorbitante de pessoas e dos valores altos.  

Março

Neste mês algumas flores estão mais baratas, em contrapartida é um mês mais procurado que os anteriores, aumentando assim os valores e procura por fornecedores.

Ainda apresentando altas temperaturas, Março também é conhecido como um mês chuvoso, sendo assim caso vá casar ao ar livre ou até na praia, tenha um plano B nas mangas. 

Abril

Um mês considerado o melhor para se casar de acordo com cerimonialistas, Abril tem como diferencial a diminuição das chuvas e uma temperatura mais amena, porém seus valores são bem mais elevados. 

Então se pretende casar ao ar livre e está confortável com valores ou pode economizar em outro item, esse é um mês que vale a pena para isso.

Maio

Conhecido como o “mês das noivas”, já não é mais tão concorrido e disputado como antigamente, por ser um mês onde o clima também colabora muito, maio possui a vantagem, a lua de mel pode ser mais econômica.

Junho

As temperaturas já começam a cair, assim como os preços e a procura, sendo um ótimo mês para ir à procura de fornecedores e locais. 

Mas se deseja casar ao ar livre não é tão recomendado, devido às baixas temperaturas.

Julho

Ainda com temperaturas baixas, Julho continua tendo o fator preço como vantagem, os locais ficam mais baratos e mais fáceis para se conseguir uma data, entretanto as passagens para sua lua de mel encarecem devido ao período de férias.

Agosto

Conhecido como o “mês do desgosto”. Um mês com temperaturas mais baixas, entretanto não possui mais chuvas e os preços diminuem bastante ajudando na busca por fornecedores. Se não acredita em superstições e quer economizar esse é o mês certo.

Setembro

Um mês muito procurado pelo seu clima agradável e flores lindas, tendo como consequência o aumento de preços e o esgotamento rápido de reservas, indicamos que corra para conseguir uma data e se planeje para não ultrapassar seu orçamento. 

Outubro

Muito procurado por quem não conseguiu reserva em Setembro, apresenta as mesmas características do mês anterior e alta nos preços e em passagens. Se deseja fazer um casamento ao ar livre e está disposta a gastar mais para realizar esse sonho, esse mês pode ser o ideal.

Novembro

Apresenta um clima mais quente, porém fique atento as datas, devido ao feriado algumas entregas com fornecedores podem acabar atrasando.

Dezembro

As chuvas de verão voltam com tudo e as altas temperaturas estão aí, a busca aumentam e a disputa não fica apenas com fornecedores, mas também com outros casais e familiares que querem um espaço para comemorar as festividades de final do ano. 

Sempre é bom lembrar de preparar o bolso, reservar com antecedência, pensar na comida devido a temperatura elevada e em qual lugar será a lua de mel devido o aumento da temporada. 

Casar só no cartório ou fazer a cerimônia ?

Casar somente no cartório ou fazer a cerimônia, eis a questão. Essa é uma dúvida comum e que surge durante a jornada rumo ao altar. E para te ajudar, vamos te mostrar alguns pontos pontos de análise e que podem te auxiliar a entender qual dos dois escolher.

CartórioCerimôniaObervação
A festa é algo importante ? NãoSim
Tenho paciência para fazer uma festa ?NãoSim
Tenho orçamento para fazer uma festa ?NãoSimCaso não tenha, opte por fazer um planejamento ou ir parcelando cada item
Vai se arrepender se não fizer a festa ?NãoSim
Gosta de algo mais simples ?SimNão

Faço a festa ou compro um imóvel ?

É muito bom falar sobre esse assunto, pois muitos casais ficam com dúvidas quanto a isso. E como o nosso post de hoje é sobre planejamento, este é um ponto importante para se analisar.

O indicado é que as pessoas se planejem para esses dois momentos, tanto para a compra de um imóvel quanto para a festa de casamento.

Se você tem como prioridade ter seu imóvel a melhor alternativa é focar nisso, afinal atualmente muitas são as possibilidades para que isso aconteça, ainda mais quando se trata da aquisição do primeiro imóvel, que possui o auxilio do Programa Casa Verde Amarela antigo Minha Casa Minha Vida.

Outra alternativa, é apostar na escolha para realizar os dois, tanto ter um imóvel como uma festa e aqui entramos na palavra planejamento novamente, pois tanto um imóvel quanto uma festa dependem disso e a escolha por um financiamento imobiliário ou consórcio também podem entrar nessa discussão. 

Casa da Sogra, aluguel ou imóvel próprio?

E agora o momento tão esperado, mas não esquecido, a pergunta que sempre é feita: qual a melhor escolha para depois ou até antes do casamento ? Casa da sogra, aluguel ou casa própria?

Assim como foi falado no item anterior, muitas são as possibilidades para conquistar o seu famoso “cantinho” da forma que sempre quis, se for daqueles que prefere não ficar muito tempo em um local fixo, o aluguel pode ser uma opção.

Porém, se prefere ter um lugar só seu, seja para morar ou investir ter seu próprio imóvel é a melhor opção. E se você está nessa fase e a procura do seu primeiro imóvel, vale a pena fazer uma simulação e entender seu potencial de financiamento e fazer um planejamento para conquistar a sua casa própria.

Escreva um comentário abaixo. E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis no Facebook e Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também.

A DF Casa Imóveis é uma imobiliária em Itaquera na Zona Leste, especialista em Imóveis na Zona Leste e Imóveis em Itaquera. Entre em contato conosco que com certeza teremos o imóvel ideal pra você e toda sua

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens relacionadas

Veja também

Aluguel sem Garantia

Muitas pessoas têm o desejo de alugar um imóvel, porém existem alguns empecilho que as impedem de conquistar esse sonho.

Ler mais »