Contrato digital é valido?

contrato-digital-imobiliário
Veja todo o conteúdo

Compartilhe esse conteúdo

Ninguém gosta de burocracia, muito menos no mundo dos negócios. Em qualquer setor do mercado, as empresas mais bem-sucedidas são as que mais prezam pelo relacionamento com seus clientes, oferecendo produtos e serviços de qualidade e zelando para que todas as etapas de cada relação de negócio sejam cumpridas com o máximo de eficiência possível.

No mercado imobiliário, essa realidade não é diferente. Porém, as construtoras, incorporadoras e, principalmente, as imobiliárias, esbarram todos os dias com uma dificuldade que as atrapalha nesses processos: a burocracia, principalmente no que tange à assinatura e reconhecimento de firma de contratos.

O contrato eletrônico é uma forma de substituir a assinatura tradicional pela eletrônica. Simples assim! Agora, quando você alugar um imóvel ou comprar um imóvel, em vez de reunir toda a papelada, rubricar os documentos, reconhecer firma e enviar para a imobiliária, tudo pode ser resolvido de forma digital.

Saiba mais: Quanto tempo demora pro financiamento ser aprovado?

Com a assinatura eletrônica de contrato, tudo acontece por meio de uma plataforma ágil e segura e que evita, ainda, burocracias posteriores no processo de locação e venda do imóvel. Para garantir a segurança, a finalização ocorre por meio de senhas e validações geradas individualmente para cada cliente.

Cada assinatura possui um certificado digital, que é o responsável por comprovar que determinada chave (ou senha) pertence a você. Além disso, existe uma Autoridade Certificadora que atesta que o signatário é realmente o destinatário do arquivo. Assim, quando for assinar digitalmente seu contrato, será gerada uma senha para você.

Quais são as vantagens de optar pelo contrato digital?

O principal motivo para recorrer ao contrato eletrônico é que ele traz inovação para um procedimento tradicionalmente complexo. Com o apoio da tecnologia, todas as partes de um contrato imobiliário são favorecidas. Como resultado, é possível obter máxima satisfação, sem comprometer os bons resultados esperados.

Saiba mais: Documento e Escritura do imóvel, quem paga?

Processos mais dinâmicos

A velocidade e o ganho de tempo são atrativos incríveis. O contrato digital é uma forma rápida e simples de dinamizar os processos, afinal, tudo é feito pela internet, no horário que for conveniente. Inclusive, é algo que não exige a presença física dos interessados. Desse modo, é possível obter dinamismo e ainda mais praticidade!

Como é o passo a passo da assinatura?

Agora que você já conhece os benefícios, é essencial entender como é o passo a passo da etapa. Ao identificar as fases, é mais fácil se preparar e utilizar as ferramentas do jeito certo. Na sequência, veja quais pontos merecem atenção!

Saiba mais: 4 dicas para financiar seu imóvel

Elaboração do contrato

Tudo parte da imobiliária. A empresa é responsável por analisar a documentação do cliente e fazer sua aprovação. Então, ela monta o documento com informações como: as partes, preço de aluguel e condições específicas.

Envio para os interessados

Assim que o contrato é elaborado, ele é adicionado a uma plataforma imobiliária segura. O documento, então, é enviado para as partes de compra e venda ou locação e locatário. Cada um recebe uma senha de visualização, o que garante a proteção de dados.

Assinatura das partes

No e-mail recebido, cada pessoa terá as instruções necessárias sobre como e onde incluir a assinatura eletrônica de contrato. As informações, então, são adicionadas nos locais específicos.

Saiba mais: Saiba usar o FGTS para ajudar na compra da casa

Finalização da etapa

Assim que o contrato eletrônico é assinado, a imobiliária recebe um alerta. Com as informações coletadas, tudo é formalizado e o acordo passa a valer. Sem dificuldades, sem tempo perdido ou burocracia.

Esse contrato é válido perante a lei?

Uma dúvida que muitas pessoas possuem é se o contrato eletrônico é permitido por lei. No Brasil, existe a Medida Provisória 2.200-2 do Código Civil Brasileiro. Ela regulamenta o uso da versão eletrônica para transações imobiliárias. Também há várias resoluções do Comitê Gestor do ICP e Instruções Normativas do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação).

Outro ponto importante é que todas as chaves públicas usadas nos processos de assinaturas digitais são regularizadas pelo ICP-Brasil. Esse é um órgão público que dá respaldo às etapas e garante idoneidade, autenticidade e confiabilidade dos dados.

Como você pode notar, o contrato digital é uma forma totalmente moderna e segura para agilizar diversas transações imobiliárias. Todos os trâmites são feitos pela internet, reduzindo os seus custos e otimizando os processos.

DF Casa Imóveis é uma imobiliária em Itaquera na Zona Leste especialista em Imóveis na Zona Leste e Imóveis em Itaquera. Entre em contato conosco que com certeza teremos o imóvel ideal pra você e toda sua família.

Compartilhe esse conteúdo

4 thoughts on “Contrato digital é valido?”

  1. GOSTARIA DE HOBITER UM IMOVEL COM ENTRADA FACILITADA,E MENSALIDADE DIRETO COM CONSTRUTORA,SEM MUITAS BURROCRASIA ,COMO NOS BANCO,ESTOU LONGE DE BANCO.SO EU E MINHA ESPOSA UM IMOVEL PEQUENO P/ DUAS PESSOAS SIRIA OTIMO.

    1. Bom dia Francisco, tudo bem?
      Pode nos passar seu número de contato do WhatsApp? Assim um de nossos consultores poderá te passar nossos imóveis que entram na sua necessidade.

  2. tenho interesse em um imovel de 3 dormitorio em suzano q seja rapido sem burocracia e mais facilitado possivel ,…….pode ser tanto residencia ou apartamento ……

    1. Bom dia Cintia tudo bem?
      Pode nos passar seu número de contato do WhatsApp? Assim um de nossos consultores poderá te passar os imóveis que temos em Suzano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas

Veja também