Curiosidades do bairro Penha

A Penha é um dos bairros de São Paulo pertencente à zona leste, que se destaca, também por outras razões, mas pelo fato de contar com igrejas de diferentes religiões. Além disso, a região conta com inúmeras construções históricas do século XIX.

Assim, trata-se de um bairro bastante turístico que atrai visitantes da própria capital paulista como de outras cidades.

No entanto, é também um local muito buscado por quem deseja viver em uma região distante dos bairros mais centrais da cidade e mesmo assim ter acesso facilitado a tudo o que se precisa.

Afinal, no bairro Penha é possível encontrar toda a infraestrutura necessária para morar com qualidade de vida e praticidade.

Por isso, é também uma região muito valoriza e que possui diversas curiosidades. Interessado em saber quais são elas?

Então, continue com a leitura deste artigo e veja nos tópicos a seguir tudo o que você precisa saber sobre essa localidade e as principais curiosidades do bairro Penha.

  • Como é o bairro Penha
  • Porque morar no bairro Penha
  • Curiosidades do bairro Penha

Como é o bairro Penha

O bairro Penha, em São Paulo, é um dos mais tradicionais da cidade, tanto que se trata do segundo mais antigo, uma vez que foi fundado em 1668.

Ele faz fronteira com os bairros Tatuapé, Cangaíba, Ponte Rasa, Vila Maria, Artur Alvim e Vila Matilde.

Também está bem próximo de Guarulhos, o que facilita o uso do aeroporto localizado na cidade vizinha.

Desde o início da sua história, é conhecido por ser uma região que reúne um grande número de templos de religiões distintas.

Mas não é só isso o que atrai moradores e visitantes, já que o bairro Penha apresenta um comércio intenso e diversificado, colégios, escolas e outras entidades de educação além de diferentes opções de entretenimento e lazer. E claro, acesso facilitado a todas as demais regiões da cidade.

Porque morar no bairro Penha

Se você pensa em viver no bairro Penha em São Paulo, veja a seguir bons motivos para isso.

Acesso facilitado para se deslocar

Embora o metrô seja o meio de transporte mais utilizado pelos moradores da região, é possível fazer uso das linhas de ônibus que circulam dentro do bairro e também seguem para as localidades vizinhas.

Já quem possui o seu próprio veículo encontra muito facilidade no deslocamento.

Isso acontece porque pelo bairro Penha passam as principais vias da cidade, o que tornam bastante práticas as viagens até as regiões centrais da capital.

Residir nesse bairro é ainda sinônimo de ter acesso a diferentes opções de lazer, cultura e entretenimento.

Entre elas, destaca-se o Parque Linear Tiquatira, perfeito para a prática de atividades físicas ao ar livre, como caminhadas, corridas, pedaladas e outras modalidades mais.

Existe ainda o Clube Esportivo da Penha, que além de uma belíssima área verde dispõe de salões de jogos, piscinas e espaço para eventos. O Mercado Municipal da Penha é mais um local que merece ser visitado.

Afinal, não se trata apenas de um lugar para comprar produtos frescos de qualidade, mas também para um divertido passeio com a família.

O bairro Penha reúne ainda igrejas centenárias, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França, espaços cultuais, museus e teatro, como o Espaço Cultural Mario Zan, o Teatro Martins Penna e o Memorial da Penha. Todos eles são ótimas opções que devem ser conhecidas.

Existência de comércio intenso e diverso

Assim como existe um intenso comércio de rua que dispõe de praticamente todos os tipos de produtos, há um importante centro de compras no bairro. É o Shopping Center Penha, um dos mais tradicionais na zona leste, inaugurado em 1992.

No local, pode-se encontrar inúmeras lojas, inclusive, das principais redes, salas de cinema, praça de alimentação e estacionamento, que estão espalhados em quatro pisos.

Oferta de diferentes entidades de educação

Quem possui filhos em idade escolar encontra mais uma vantagem em morar no bairro Penha, que é a ótima oferta de escolas e colégios.

Há também uma unidade do Senac, faculdade e escola técnica. Essa praticidade garante segurança e conforto para toda a família.

Curiosidades do bairro Penha

O bairro Penha é também uma região de diversas curiosidades. Confira a seguir quais são elas:

Aniversário do bairro

A Penha, como já dito, é o segundo bairro mais antigo de São Paulo, sendo criado em 1668.

Seu aniversário é comemorado em 8 de setembro, quando também é celebrado o dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Penha.

Devido à grandiosidade da data, a celebração começa ainda no final de agosto, com a realização de bailes, queima de fogos, procissões e quermesses, e se prolonga até o final de setembro, quando ocorre o encontro dos corais da região.

E mais, para homenagear o bairro, existe uma importante praça na região, denominada Praça 8 de Setembro, onde o comércio é bastante movimentado.

Basílica Nossa Senhora da Penha

É uma das igrejas mais importantes e antigas da região e foi inaugurada em 1667.

Além disso, já que está no alto de uma colina, pode ser vista de diferentes lugares, inclusive, de outros bairros, como o Tatuapé, Vila Matilde e Carrão.

A sua cor amarela também facilita que seja avistada mesmo a grandes distâncias.

Conta a história que um francês que passava pela região, antes de se tornar o bairro Penha, deixou cair uma imagem de Nossa Senhora da Penha em uma colina.

Quando voltou para procurá-la, a mesma estava na colina, onde construiu uma capela. No mesmo local, posteriormente, foi erguida a basílica.

Vale dizer que o caminho que o francês fazia era uma importante rota dos bandeirantes, que seguiam para o Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Ou seja, desde o início da sua história esse bairro possui um importante papel para a cidade de São Paulo.

Crédito da imagem: Facebook da Basílica

Mais de 30 templos de várias religiões

Mais uma curiosidade do bairro Penha é o seu grande número de igrejas de diferentes religiões.

Entre as que mais possuem templos está a religião católica e a evangélica, mas também há distintos centros espíritas e templos e igrejas de outras crenças.

Mercado Municipal da Penha

Também é chamado de Mercadão da Penha e foi inaugurado em 1971, o que aconteceu devido a inúmeros pedidos da população.

O local possui mais de 25 mil metros quadrados e conta com 30 boxes de produtos nacionais e importados para todos os gostos.

Crédito da imagem: Facebook do Mercado

Clube de Bocha Primeiro de Outubro

Antigo é também o Clube de Bocha do bairro Penha, o mais tradicional de São Paulo, fundado em 1939. Mais um símbolo da importância da região para a capital paulista.

Parque Linear Tiquatira

É um dos maiores parques lineares da zona leste, contando com 320 mil metros quadrados.

Além disso, ele funciona 24 horas, a entrada é gratuita e recebe quadras poliesportivas, campos de futebol, pistas de skate e muitas áreas para relaxar ou se reunir com os amigos. Diversão para toda a família.

Crédito da imagem: Marcia Minillo

Construções históricas

No bairro Penha, é possível encontrar uma grande variedade de construções históricas, que datam do início do século XVIII.

Entre elas, destacam-se a Igreja Rosário dos Homens Pretos da Penha, o Memorial Penha de França e o Seminário da Penha.

Então, conseguiu entender tudo sobre as curiosidades do bairro Penha? Escreva aqui nos comentários o que achou do blog.

E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis no Facebook e Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *