depósito caução como garantia de locação

Depósito Caução como garantia de locação

Em meio a parte burocrática do processo de locação de imóveis, os critérios para aprovação são baseados em segurança de pagamento. O seguro-caução é uma alternativa muito bem aceita no mercado imobiliário.  

Durante o processo de locação, muitas famílias que buscam apartamentos em Itaquera para alugar ou sobrados para alugar na região da zona leste de São Paulo, encontram diversos motivos para morar de aluguel: facilidade para mudar de um lugar a outro, falta de condições para comprar um imóvel próprio ou mesmo a ausência de desejo de ter um.

Iniciado o processo de locação de um determinado imóvel, um dos critérios para aprovação é a garantia apresentada. O depósito-caução é uma alternativa muito bem aceita e muito utilizada pelo mercado imobiliário.

Certamente você já ouviu falar em depósito caução, porém ficou com dúvidas sobre como funciona e principalmente como o mesmo é aplicado como garantia de aluguel? Então fique tranquilo e continue acompanhando esse conteúdo.

Depósito caução, o que é?

O pagamento do depósito caução é realizado através da conta poupança do proprietário, sempre oferecido pelo locatário como garantia das dívidas e passivos, que possam vir a existir em relação à locação.

Vale ressaltar que essa quantia poderá ser utilizada no término do contrato, quitando os últimos três meses de aluguel, caso assim seja acordado entre as partes.

Tipos de caução

A caução é uma modalidade de garantia financeira, que visa evitar transtornos. Porém, além do depósito, essa quantia pode ser representada de outras formas: 

  • dinheiro em espécie;
  • cheque;
  • caução real, por meio de hipotecas e penhor de imóveis;
  • fidejussória, com o comprometimento de um terceiro pela quitação da importância.

Saiba mais: Fiador, o que é e como conseguir?

Quando o depósito caução pode ser utilizado?

Para que esta garantia seja utilizada é necessário o aceite do locador e/ou da imobiliária ou corretora de imóveis.

Em alguns casos, a caução é utilizada quando o locador recusa os fiadores apresentados, já que esse é um direito reservado a quem aluga. 

O depósito caução pode ser resgatado?

O depósito caução é devolvido ao inquilino com as correções monetárias, calculadas a partir da rentabilidade da poupança durante o período. Porém, para que isso ocorra é preciso que o contrato tenha corrido em normalidade, ou seja, sem inadimplência ou afins.

Vale ressaltar, que esse valor poderá ser utilizado, na quitação dos últimos aluguéis, caso assim tenha sido acordado. 

Agora  que você compreendeu como funciona o depósito caução e conhece todas as garantias existentes para o aluguel do seu próximo imóvel, caberá a você negociar e decidir qual a melhor modalidade de garantia, de acordo com o seu planejamento financeiro. Conte com a DF Casa Imóveis. 

O que você gostaria de ler no nosso blog? Escreva um comentário abaixo. E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis no Facebook Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também.

DF Casa Imóveis é uma imobiliária em Itaquera na Zona Leste especialista em Imóveis na Zona Leste e Imóveis em Itaquera. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *