Dicas para não correr riscos ao comprar um imóvel na planta

Tomar a decisão de comprar ou vender um imóvel parece simples, não é mesmo? Mas na prática é complicado, tomar decisões que envolvem grandes somas em dinheiro e a realização de um sonho.

Além das dúvidas que surgem sobre qual a melhor forma de pagamento, como juntar o dinheiro ou fazer um financiamento? ou comprar um imóvel pronto ou na planta?

Quando pensamos no longo prazo, comprar um imóvel na planta acaba sendo uma boa opção, pois costumam ser mais baratos e têm uma valorização significativa  após a entrega. Entretanto, é necessário  atenção aos riscos como por exemplo, atrasos na entrega, além de outros problemas.

Por isso, hoje te daremos algumas dicas para não correr riscos ao comprar o seu imóvel na planta e evitar as dores de cabeça. Acompanhe:

Conheça a construtora

Infelizmente, não são raros os casos em que construtoras e incorporadoras atrasam a obra, ou entregam o imóvel com diversos problemas. Para evitar estas situações, faça uma boa pesquisa sobre a reputação de quem está negociando o imóvel com você.

Compre com quem tem referência no mercado , assim evitará problemas futuros, pois mesmo que hajam imprevistos no meio do percurso, estará assegurado. 

Investigue a obra

Visitar empreendimentos que já foram entregues, falar com proprietários são dicas para que você tome uma decisão mais assertiva e segura.

Veja qual foi o prazo, as condições estabelecidas em contrato, as vantagens, imprevistos etc. A prova social é uma ótima forma de tirar suas dúvidas, pois se trata de pessoas que já compraram o imóvel e passaram por todo o processo. 

Se quiser ir mais a fundo, confira os registros da construção na prefeitura da cidade em que a aquisição será feita, afinal cuidado nunca é demais. 

 Visite o local da construção

Uma dica é ir até o local da construção, circule pela vizinhança e fale com os vizinhos sobre como é a infraestrutura do local. Verifique coisas como o sistema de água, esgoto, transporte, saúde, feiras livres, comércio e escolas próximas a região.

Saiba mais: Vantagens de comprar um imóvel na planta

Tenha uma boa assessoria 

Este é um ponto muito importante, comprar um imóvel envolve muitos detalhes como, avaliação, legislação específica, contratos e outros aspectos que, no final das contas, podem acabar acarretando diversos problemas. Por este motivo, ter um especialista cuidando de todo o processo faz todo a diferença. Afinal, é preciso experiência, cuidado e muito conhecimento para lidar com todos os detalhes que compõem as transações imobiliárias.

A importância do corretor de imóveis é tão grande que a profissão é regulamentada pela Lei n° 6.530/78, ou seja, somente profissionais legalmente habilitados e regularmente inscritos no conselho profissional correspondente podem exercê-la.

Planejamento Financeiro

A construtora exigirá um valor de entrada que pode ser parcelado. Lembrando, que o valor das parcelas não pode ultrapassar 30% da sua renda. Não corra o risco de não conseguir fazer os pagamentos futuros, logo é essencial ter um bom planejamento financeiro.

Existem programas como o Minha Casa Minha Vida, que podem te auxiliar com incentivos financeiros, como subsídio, taxas de juros reduzidas e utilização do FGTS, que servem como facilitadores na compra do primeiro imóvel.

Entenda mais: 3 dicas para ter os benefícios do Minha Casa Minha Vida

Se atente ao  Contrato

Leia o contrato com calma e atenção, observe as cláusulas antes de assinar o contrato. Depois de fechar negócio , registre em cartório o contrato de compra e venda. O registro garante seus direitos sobre a propriedade, logo a construtora não poderá fazer mudanças no projeto inicial sem o seu consentimento. 

Seguro

Fique atento aos contratos de seguro feitos na obra. Saiba quem é o beneficiário, neste caso, o beneficiário deve ser o comprador. Pois, se por algum motivo a construtora não finalizar o empreendimento, a seguradora assumirá o compromisso e livrará o mutuário do compromisso. 

Se atente aos custos extras:

Taxa de evolução de obra

A taxa de evolução da obra — também conhecida como juros de obra — é composta por juros e atualização monetária que são pagos pelo consumidor à Caixa, na maioria das vezes, ou ao agente financeiro envolvido na liberação progressiva de valores às construtoras para edificarem as unidades prediais a serem vendidas.

O valor da taxa começa bem reduzido e pode chegar a 80% do valor da sua parcela próximo a entrega das chaves.

INCC

A sigla INCC significa Índice Nacional de Custo da Construção, elaborado e calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas, com a finalidade de apurar a evolução dos custos das construções habitacionais. É utilizado para correção dos contratos de compra de imóveis, enquanto a obra está em execução, ou seja, acompanha o aumento do preço dos materiais, mão-de-obra e matéria prima, uma vez que sofrem alterações ao longo da obra. Atualmente, o reajuste é feito em 7 capitais do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília).

O INCC faz a correção do saldo devedor, até que você entre com o financiamento junto ao banco e também corrige as parcelas do fluxo de pagamento.

Estas foram algumas dicas para tornar o processo de compra do seu imóvel mais tranquilo e seguro, aqui na DF Casa Imóveis contamos consultores especializados que trabalham de forma transparente ética, pois aqui não vendemos apenas imóveis, mas ajudamos pessoas a realizarem sonhos

Quer conhecer os mais novos lançamentos da zona leste? Então, clique no link e conheça o seu novo lar.

O que você gostaria de ler no nosso blog? Escreva um comentário abaixo. E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis no Facebook Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também.

DF Casa Imóveis é uma imobiliária em Itaquera na Zona Leste especialista em Imóveis na Zona Leste e Imóveis em Itaquera. Entre em contato conosco que com certeza teremos o imóvel ideal pra você e toda sua família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *