Casal em uma reforma imobiliaria em itaquera

Dicas para reformar imóvel destinado à locação

Comprar imóveis para alugar é um investimento bastante atrativo, já que dessa maneira é possível garantir uma renda todos os meses. Nos grandes centros urbanos, a procura por apartamento é ainda maior, mesmo assim, é necessário reformar imóvel destinado à locação, para garantir que nele sempre haja inquilinos.

Entre os cuidados mais importantes, além de preço de aluguel competitivo, está oferecer um imóvel em boas condições de moradia.

Algumas imobiliárias até mesmo podem nem aceitar negociar com proprietários que tenham casas e apartamentos em péssimas condições.

Afinal, em geral, pessoas que alugam imóveis não estão interessadas em ter que reformá-los, uma vez que isso gera custos e nem sempre o proprietário está motivado a ressarcir o investimento das melhorias. Portanto, reformar imóvel destinado à locação é uma forma de garantir que o local seja alugado.

Mas quais são as reformas e reparos mais essenciais em casas e apartamentos para alugar? Continue com a leitura deste artigo e confira nos tópicos a seguir as principais dicas a respeito do assunto.

  • Importância de reformar imóvel antes de alugar
  • Dicas de reformas para casas e apartamentos

Importância de reformar imóvel antes de alugar

Como já mencionado, reformar imóvel destinado à locação aumenta as chances das pessoas se interessarem em alugá-lo. Mas não é só isso. A importância desse cuidado é de valorizar a casa ou apartamento, de modo que o valor cobrado possa ser até maior.

Além disso, sem a adequada manutenção, os imóveis podem ganhar problemas ao longo dos anos que quando forem resolvidos se tornem extremamente caros. E mais, um local em boas condições, que recebe as manutenções adequadas, motiva os inquilinos a permanecerem mais tempo.

Desse modo, não é preciso ficar em busca de novos inquilinos a cada término de contrato, o que costuma ser menos vantajoso para o proprietário. Outro motivo para reformar imóvel destinado à locação é garantir que ele seja seguro para os moradores.

Afinal, sem a correta manutenção elétrica, por exemplo, existe o risco de curtos-circuitos que podem levar a sérios acidentes.

Da mesma forma, se as portas e janelas não fecharem de maneira apropriado, o imóvel pode ser alvo de pessoas mau intencionadas, mais uma vez colocando os inquilinos em risco.

Já quando é a parte hidráulica que está sem manutenção, pode ocorrer vazamentos e, nesse caso, a dor de cabeça é grande para todos os envolvidos. Não só para o proprietário do imóvel, como para a imobiliária, inquilinos e mesmo os demais moradores se o problema ocorrer em um prédio.

Dicas de reformas para casas e apartamentos

Mas então, como reformar imóvel destinado à locação? Confira a seguir as principais dicas de reparos e manutenções importantes em casas e apartamentos de modo a garantir a sua valorização e inquilinos interessados em alugá-lo.

Troca ou manutenção do piso

Um dos principais cuidados que se deve ter com a manutenção de casas e apartamentos para alugar é em relação ao piso, que costuma ser um dos aspectos mais observados pelos futuros inquilinos.

Afinal, é uma das características mais visíveis e um piso bem cuidado oferece conforto e segurança para os moradores.

A melhor maneira de evitar grandes despesas é sempre realizando a sua manutenção, o que se torna mais fácil de acordo com o material do qual ele é feito.

De todo o modo, se não houver cuidado e esperar que estrague totalmente, a obra vai sair cara, mas será ainda mais necessária.

A boa notícia é que, hoje em dia, é possível encontrar no mercado uma ampla variedade de tipos de piso.

Além do investimento necessário, avalie qual o modelo mais adequado, inclusive, para casas e apartamentos térreos, que costumam ser mais úmidos e exigem cuidados redobrados.

Troca ou manutenção das janelas e portas

Outra dica para reformar imóvel destinado à locação é em relação às janelas e portas, que assim como o piso são bem visíveis e, por isso, chamam a atenção dos inquilinos em potencial para a sua casa ou apartamento.

Mais do que uma questão estética, janelas e portas em boas condições mostram que o local é seguro, o que aumentam as chances de haver interesse em alugá-lo.

Atualmente, mesmo em pequenas cidades, a preocupação com a segurança é uma realidade, portanto, não tem como fugir desse cuidado.

Além disso, sem a adequada manutenção, esses elementos se tornam difíceis de cumprirem a sua função.

E mais, se a reforma for postergada, é bem possível que chegue o momento em que devam ser totalmente trocados, o que também gera um custo maior.

Manutenção hidráulica e elétrica

Embora fiquem escondidos e não sejam vistos em um visita de pessoas interessadas em alugar o seu imóvel, a rede hidráulica e a rede elétrica podem causar graves problemas, além de muita dor de cabeça. Por conta disso, são outros elementos que merecem a devida manutenção preventiva.

Reformas podem ser bem complicadas, ainda mais se o imóvel estiver em um prédio com outras unidades, uma vez que dependem de iniciativa do condomínio para promovê-la.

De todo o modo, para a rede elétrica a principal atenção deve ser em relação às tomadas, interruptores, pontos de espera ou luminárias e disjuntores, que precisam estar em boas condições de uso, o que é essencial para garantir a segurança dos moradores e evitar acidentes.

Também é importante evitar fiações aparentes. Na dúvida das condições, o recomendado é contratar um eletricista para fazer uma avaliação e os reparos necessários.

O mesmo deve ser feito com a rede hidráulica, o que consiste na avaliação das torneiras e chuveiros, que devem funcionar plenamente.

Nesse sentido, vale a pena ainda verificar se não há risco de entupimentos ou vazamentos. Lembre-se que é melhor deixar tudo pronto para a chegada dos novos inquilinos do que depois ter que ficar resolvendo os vários problemas que podem aparecer na sequência.

Decoração e mobiliário

Investir na decoração e mobiliário do apartamento ou casa que se quer alugar também é uma dica para valorizá-lo, uma vez que o seu preço poderá ser mais alto. Também pode chamar muito mais a atenção de possíveis inquilinos.

No entanto, essa questão deve levar em consideração o perfil do público que busca pelo seu imóvel. Afinal, por mais que pareça atrativo para muitas pessoas, nem todas estão interessadas em alugar um imóvel já mobiliado, ainda mais se já possuem os seus próprios e não pretendem se desfazer deles.

Desse modo, apartamentos pequenos destinados a casais jovens ou estudantes, por exemplo, podem ser mobiliados, já que esse público tem uma tendência maior a preferir a praticidade de alugar um imóvel que já tenha móveis.

Mas famílias já formadas podem preferir usar o que já possuem, pois atendem as suas necessidades e houve um investimento para obtê-los.

Outro ponto importante é que o gosto por determinada decoração e mobília é bastante pessoal. Uma alternativa é optar por móveis com estilo neutro, de modo que aumentem as chances de agradarem a um maior número de interessados em alugar o seu imóvel.

Uma imobiliária experiente no seu segmento de mercado e com um grupo capacitado de colaboradores está apta a ajudar nessas decisões, bem como em contribuir com a busca por inquilinos para a sua casa ou apartamento.

E aí conseguiu entender tudo sobre as dicas para reformar imóvel destinado à locação? Escreva aqui nos comentários.

E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis no Facebook e Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *