Fiador: O que é e saiba como conseguir?

A busca por um lar, faz parte de uma das etapas da vida, e diante de algumas opções, ao qual se tem a compra de um imóvel na planta ou imóvel pronto, que exige uma entrada de até 20% do valor do imóvel, e a opção escolhida por muitos é de realizar a locação do seu imóvel.

Após escolher sua casa, é fundamental que haja uma segurança dada para o locador que garanta que o locatário cumpra com sua obrigação. E por este motivo, é necessário ter garantias para alugar o seu imóvel, e uma das formas mais antigas e ainda assim importante é ter um fiador. Afinal, como conseguir um fiador?

O que faz o fiador?

O fiador é a figura de uma pessoa que serve como “garantia” para cobrir o locatário caso ele não cumpra com as obrigações colocadas em contrato.

Fiador – Com imóvel

É o tipo mais usado onde uma pessoa com imóvel assina como corresponsável ou fiador da locação que está sendo feita. Portanto, fiador responde com todos os bens, inclusive, imóveis, não necessitando que apresente um em contrato.

Fiador – Sem imóvel

Em alguns casos o fiador consegue ser admitido mesmo que não tenha algum imóvel, é raro mas pode acontecer, tudo dependerá da disposição e negociação com o locador em aceitar esse tipo de fiador.

Ressaltamos que é interessante, apenas, saber se o fiador é uma pessoa que possui bens, pois, caso seja acionado, tenha como satisfazer eventual débito.

Dicas para conquistar um fiador 

Ao compreender a necessidade de se ter uma garantia percebemos a importância de analisar a qualidade do futuro fiador, e os critérios para ser fiador; 

  • Pessoa física ou jurídica.
  • Ter uma renda líquida partir de 3 salários do valor do aluguel + os encargos (IPTU, da locação ou condomínio). 
  • Fiador é uma pessoa que se compromete em garantir o cumprimento do contrato, ou seja, caso tenha um cônjuge, o mesmo precisa estar de acordo como garantia.
  • Não ser a mesma pessoa que figurará como inquilino(a) do imóvel locado;

Os imóveis locados aqui na Zona Leste pela imobiliária DF Casa Imóveis, oferecem outros tipos de garantias, e essa opção de garantia feita por fiador, é uma das mais antigas, sendo atendida por cerca de 30% dos contratos da DF Casa.

Segue algumas dicas de como conseguir um Fiador para garantir sua locação; 

Cumprir as exigências 

Como descrito acima, tendo em vista que o fiador é uma pessoa em garantia, o mesmo precisa ter seu nome sem restrição, em caso de estar casado, o cônjuge precisa assinar também.

  • Salário líquido de 3 vezes o valor do aluguel e encargos; 
  • Ter um imóvel no nome é muito importante; 

Pessoas de confiança 

Percebemos que ter um fiador como garantia, faz parte de uma relação que necessita confiança, então seja confiável diante dos seus amigos, parentes ou conhecidos para que havendo a necessidade de ter um fiador, exista essa relação de confiança e você consiga essa garantia. 

Tenha clareza 

Ao escolher um fiador de sua confiança, exponha com clareza seu quadro financeiro, entradas e saídas, deixando-o seguro que seu compromisso será honrado como locatário de um imóvel. 

E o indicado é que explique também as exigências da imobiliária e critérios para ser um fiador e as implicações também. 

O que você gostaria de ler no nosso blog? Escreva um comentário abaixo. E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis no Facebook Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também.

DF Casa Imóveis é uma imobiliária em Itaquera na Zona Leste especialista em Imóveis na Zona Leste e Imóveis em Itaquera. Entre em contato conosco que com certeza teremos o imóvel ideal pra você e toda sua família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *