Não tenho carteira assinada, posso comprar um imóvel?

“Não tenho carteira assinada, posso comprar um imóvel?” Essa dúvida é muito comum, mas quem não tem carteira assinada, pode se organizar para realizar o sonho da compra de um imóvel próprio.

No entanto, diferente do profissional CLT que pode usar o FGTS e tem como comprovar a renda por meio do contracheque, é preciso seguir alguns passos para comprovar renda.

De modo que, seja possível obter um financiamento com boas taxas de juros que viabilize a compra do seu imóvel dos sonhos.

Nós vamos te explicar como se dá a compra de um imóvel para quem não tem carteira assinada a seguir, confira!

Financiamento imobiliário para quem não tem carteira assinada

Como dito é possível comprar um imóvel, mesmo não tendo carteira assinada, mas para isso o profissional precisa comprovar que tem faturamento constante.

Para tal, algumas empresas aceitam o comprovante por meio da movimentação bancária. Ter conta com movimentação no banco que deseja obter o financiamento é de grande ajuda.

Uma vez que, seu extrato bancário é um comprovante de que todos os meses entra algum capital. E diante disso, o banco poderá analisar a viabilidade do financiamento.

Alguns bancos solicitam a Declaração de Imposto de Renda (IR), para que seja possível comprovar o faturamento mensal. Dessa forma, conseguem estabelecer um limite de valor a ser financiado que seja seguro.

Quando o interessado não declara o imposto ou não tem movimentação de conta bancária comprovada por extrato, é praticamente impossível conseguir um financiamento.

Saiba mais em Como comprar um imóvel sendo autônomo?

Dicas para quem não tem carteira assinada e quer comprar um imóvel

Para não enfrentar dificuldades em obter seu financiamento imobiliário, é necessário adotar alguns cuidados para ter como comprovar sua renda.

De modo que, o banco escolhido tenha toda a documentação necessária para ceder o financiamento e seu sonho possa ser realizado. Confira dicas práticas para implementar hoje mesmo.

Pesquise as condições de diferentes bancos

Os bancos são livres para cobrar as taxas de acordo com o que acreditam ser justo analisando o perfil de crédito do potencial cliente.

Portanto, é necessário pesquisar entre as empresas e com a internet tudo ficou mais fácil. Faça simulações de financiamentos nos sites das empresas.

Através da simulação em diferentes bancos é possível perceber quais são as taxas cobradas e qual empresa oferece as melhores condições.

Dessa forma, é possível economizar significativamente em sua contratação. Escolhendo um banco que possa te auxiliar a realizar seu sonho pagando um valor justo.

Afinal, diferenças pequenas na taxa de juros são suficientes para economizar muito a longo prazo. O que faz com que a comparação nas simulações seja um cuidado importantíssimo.

Garantindo que possa escolher o banco que pratica as melhores taxas, para que seja possível ter uma boa condição de financiamento ao comprovar toda a sua documentação.

Fazer o Cadastro Positivo

É muito comum conhecer o cadastro negativo do CPF de pessoas que não pagam as contas em dia.

No entanto, o Cadastro Positivo é uma ferramenta que funciona de forma similar, mas que reúne dados de bons pagadores.

Através do Cadastro Positivo o interessado poderá comprovar que é um bom pagador, reunindo em seu cadastro todas as contas e datas de pagamento.

Dessa forma, nutrirá dados suficientes sobre o pagamento dos seus compromissos em dia, demonstrando ao banco que é um bom pagador.

Aspecto que é fundamental para conquistar crédito em qualquer instituição bancária. Afinal, revela todos os seus dados de pagamentos para a empresa financeira avaliar se deseja ou não te oferecer crédito e qual é o custo disso.

Guarde contratos e recibos

Os contratos e recibos de pagamentos que seus clientes fecham contigo são de grande auxílio para comprovar seus ganhos.

Esses registros são enviados para o banco, mostrando através da documentação que existe assiduidade de contratação de seus serviços.

O que é importante para mostrar que existe uma renda que continuamente é enviada para sua conta e com a qual paga suas dívidas como já foi demonstrado no cadastro positivo.

A soma de seus contratos, extrato bancário, declaração de IR e cadastro positivo são fatores que contribuem para comprovar a sua disponibilidade de pegar crédito e pagar corretamente pelo financiamento.

Portanto, é um conjunto comprobatório importante para quem realmente tem o sonho de financiar um imóvel e não tem carteira assinada.

Documentação junto ao seu contador

Outro documento que auxilia bastante na obtenção de resultados em sua solicitação de financiamento é o DECORE.

A Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE) é um documento emitido por contador credenciado que desde o ano 2000 funciona como documento oficial. Dessa forma, a declaração possibilita que o empresário ou profissional liberal apresente sua renda ao banco.

Possibilitando que o documento sirva como comprovante da condição de pagamento do financiamento que deseja obter junto ao banco.

Para ter a devida validade essa declaração precisa ter o selo emitido pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Portanto, escolha um bom contador para fazer o documento, visando pagar por algo que seja efetivamente válido para conquistar seu sonho.

Organize sua vida financeira para comprar o imóvel de seus sonhos

É importante lembrar também que, o profissional de CLT conta com o FGTS para dar entrada no imóvel dos sonhos. Enquanto o profissional liberal ou autônomo necessita juntar dinheiro para essa aquisição.

Em geral, os bancos solicitam o valor de 20% do total do imóvel como entrada para que o financiamento possa ser feito.

Portanto, é importante se organizar previamente para juntar o dinheiro e conseguir a entrada de seu imóvel.

De modo que, possa financiar o restante do valor ou até mesmo aumentar a porcentagem do valor que dará de entrada.

Ter desde o começo um orçamento delimitado para o seu imóvel dos sonhos possibilita a organização necessária para obter bons resultados na sua aquisição.

Esse é um sonho completamente possível desde que possa organizar a sua dinâmica financeira para realizá-lo.

Não ter carteira assinada não é um empecilho que impossibilite a aquisição do seu imóvel dos sonhos!

Aproveite para colocar todas as nossas dicas em prática e realizar a aquisição de seus sonhos com a nossa ajuda. Afinal, temos imóveis incríveis à venda para te ajudar.

Então, conseguiu entender tudo sobre Não tenho carteira assinada, posso comprar um imóvel? Escreva aqui nos comentários o que achou do blog.

E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis no Facebook e Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *