O que é ITBI

Quando falamos sobre imóveis, mais precisamente sobre compra ou venda, devemos lembrar sobre como recolher o ITBI e o que essa sigla significa. O ITBI é o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, ou seja, imposto que é cobrado para a transferência de imóveis entre pessoas físicas.

Sendo o município responsável pela recolha do ITBI, esse imposto deverá ser feito quando houver a transmissão de imóveis envolvendo pessoas físicas.

E esse post vai te ajudar a saber mais sobre: qual o valor, como calcular, emitir e entre outras coisas.

Qual é o valor do ITBI ?

A alíquota, também conhecida e chamada de valor do ITBI, é a taxa que será calculada sobre o valor venal do imóvel (valor de mercado) e pode variar de acordo com o município.

São Paulo, por exemplo, possui um valor de 3%.

Vale ressaltar que para verificar esse valor basta utilizar os canais e plataformas da sua prefeitura.

Como calcular o ITBI ?

Calcular o valor do ITBI é super simples,  basta saber o valor da alíquota referente a sua região e multiplicar essa pelo valor de mercado do seu imóvel, assim como no exemplo a seguir: 

Vamos imaginar que a alíquota seja 3% e o valor do imóvel 400 mil, faremos a seguinte conta: 

ITBI = 400.000 x 3% = 12.000 

Sendo assim, o imposto é 12 mil.

Como emitir o ITBI ?

A emissão da guia é feita pela plataforma da Prefeitura, preenchendo o DTI, Declaração de Transações Imobiliárias.

Onde pagar o ITBI

O imposto deverá ser pago em algum dos bancos conveniados e credenciados pela prefeitura, para isso, é necessário acessar seu site e verificar quais são, pois esse variam de acordo com cada município. 

Outro quesito importante é que uns podem ser resolvidos de maneira online e outros não, devido a isso o indicado é olhar os canais e plataformas da sua região e se o banco escolhido proporciona essa escolha.

Quem deve pagar ?

Geralmente é pago pelo comprador, entretanto as duas partes podem chegar em um acordo de como preferem quitar esse valor, lembrando apenas que para evitar qualquer transtorno, o ideal é consultar a legislação do respectivo município.

Quem é isento da taxa do ITBI ?

Pessoas que acabaram de adquirir seu  primeiro imóvel no valor máximo de 750 mil, para as regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e  Minas Gerais, ou no valor máximo de 650 mil nos demais estados.

E caso queira fazer o requerimento para que ocorra isenção ou desconto, é necessário verificar com a Prefeitura de cada estado/cidade os documentos exigidos de acordo com a Lei Municipal.

ITBI pode ser parcelado ?

Vai depender de cada região, algumas não permitem que o ITBI seja parcelado e pedem que seja pago em uma única parcela, já em outros locais o ITBI pode ser parcelado, ainda mais quando a compra é feita através de financiamento. 

Consigo desconto no ITBI ?

Sim, caso esse seja o seu primeiro imóvel, ou se a transação for feita pela SFH (Sistema Financeiro de Habitação) é possível que haja desconto.

Leia mais sobre o ITBI pode ser parcelado?

Quais são os prazos do ITBI ?

Normalmente, o prazo é de 30 dias e após seu vencimento ocorrem acréscimos de juros. Acompanhe na tabela abaixo o exemplo do município de São Paulo:

Multa moratória (de adiantamento) de 0,33% sobre o valor do imposto, podendo essa chegar até 20% desde que não iniciado o processo fiscal.
Juros de 1% ao mês, a partir do mês imediato ao vencimento
50% de multa nos débitos apurados pela fiscalização e a multa será indicada pela autoridade fiscal
Prefeitura de São Paulo

Depois de pagar o ITBI o que devo fazer ?

Após a oficialização do processo de compra e venda do ITBI é preciso efetivar o registro, que não é realizado em um cartório comum, mas sim em um cartório de Ofícios de Registros de Imóveis.

Faça sua Simulação de Financiamento

Agora que já conhece mais sobre ITBI, veja mais sobre nossos assuntos e adquira mais conhecimento para obter seu novo imóvel com segurança.  

O que você gostaria de ler no nosso blog?

Escreva um comentário abaixo. E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis no Facebook Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também.

DF Casa Imóveis é uma imobiliária em Itaquera na Zona Leste, especialista em Imóveis na Zona Leste Imóveis em Itaquera. Entre em contato conosco que com certeza teremos o imóvel ideal pra você e toda sua família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *