Tabela com a variação dos índices dos juros

O que é Tabela Price e SAC?

Está na dúvida de qual sistema de pagamento escolher para o seu financiamento imobiliário? Nesse artigo você irá conhecer as características da Tabela Price e do Sistema de Amortização Constante (SAC).

O que é Tabela Price e SAC?

Primeiramente, tanto a Tabela Price quanto a SAC são formas de amortização, ou seja, sistemas de pagamento do financiamento.

No momento de realizar um financiamento, é necessário que você escolha uma dessas modalidades, por que elas interferem diretamente no valor das parcelas e nos juros.

O que é amortização?

A amortização é a parte da parcela designada para o pagamento do valor inicial do financiamento chamado de principal, o restante da parcela é para pagar os juros daquele mês que são calculados em cima do principal.

Como funciona a Tabela Price e SAC?

Os sistemas funcionam da seguinte forma: eles reduzem o valor do saldo devedor, parcela após parcela, pois se o saldo diminui, os juros caem também.

Ambos possuem algumas diferenças que envolvem a rapidez da amortização.

Banner para o simulador de financiamento

Características da Tabela Price

  • Primeira prestação mais barata;
  • Amortização crescente;
  • Parcelas iguais do começo ao fim;
  • Saldo devedor é reduzido mais lentamente;
  • Montante de juros maior ao fim do prazo;
  • Mais usado em financiamentos com menor período.

Características da SAC

  • Primeira prestação mais cara;
  • Última prestação mais barata;
  • Amortização constante com valor fixo;
  • Saldo devedor é reduzido mais rapidamente;
  • Montante de juros menor ao fim do prazo;
  • Mais usado em financiamentos com períodos maiores.

Qual é melhor: Tabela Price ou a SAC?

Para realizar a melhor escolha entre esses dois sistemas, analise bem para encontrar a que se encaixa melhor na sua realidade financeira.

Vamos deixar aqui algumas vantagens e desvantagens de cada uma das formas de amortização, para te dar mais embasamento na sua decisão.

Vantagens e Desvantagens da Tabela Price

A grande vantagem da Tabela Price é a parcela inicial ser menor, pois isso ajuda no momento da aprovação do financiamento.

O banco só pode comprometer 30% da renda familiar, então as parcelas menores passam pela análise.

Outro ponto importante é o seu valor fixo que também facilita na organização das contas. Essa forma de amortização é indicada em prazos menores e para pessoas que possuem uma previsão no aumento de sua renda.

Entretanto, esse sistema está caindo em desuso, pois a quantidade de juros fica mais alta, o que torna o valor total pago muito maior.

Vantagens e Desvantagens da SAC

A SAC pode ser vantajosa por ter uma diminuição do valor com o tempo, isso dá ao comprador uma folga no valor das parcelas.

Por conta da aceleração na amortização, os juros são menores, o que gera uma ótima economia em comparação ao valor final da Price.

A questão da SAC é que exatamente pelo fato das parcelas serem maiores no final, o valor pode acabar ultrapassando os 30% da renda deixando o comprador sem a opção de escolher esse sistema.

Índices de financiamento

Além dessas sistemas de amortização, é importante também falarmos dos índices de correção de crédito.

Esses índices tem como objetivo reajustar os juros nas parcelas do financiamento, o mais famoso é o TR.

Contudo, os bancos criaram novos índices, são eles: IPCA, Poupança e etc. Abordaremos um pouco sobre eles a seguir:

TR

A taxa referencial é uma das taxas mais usadas e mais importantes da economia, a taxa já está zerada há alguns anos e por isso oferece maior segurança, apesar que ainda estar sujeita a alterações.

IPCA

O ponto positivo do IPCA é que pode ser apresentado uma renda menor para o financiamento e ele aparenta ser mais barato.

Entretanto, o risco é maior pois é corrigido pelo índice da inflação, então dependendo de como a economia estiver, o valor será alterado.

Poupança

Essa opção é muito visada por sua taxa ser menor e depende da Selic que também já está parada há um bom tempo e demoraria a subir. Porém, exatamente por ser variável oferece esse risco.

Por fim todas as taxas, podem te oferecer um risco, seja ele maior ou menor, cabe a você escolher a que melhor se encaixa para o seu financiamento.

Banner para o simulador de financiamento

E aí conseguiu entender tudo sobre a Tabela Price e SAC? Escreva aqui nos comentários. E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis no Facebook e Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *