O que é taxa de evolução de obra?

Veja todo o conteúdo

Compartilhe esse conteúdo

A taxa de evolução de obras é cobrada nos contratos de financiamento de imóveis adquiridos na planta. É um valor cobrado do comprador do imóvel enquanto ocorre a a construção do empreendimento. Essa taxa também é conhecida como juros de obra, e se refere aos juros cobrados por parte da instituição financeira junto à construtora pelo financiamento da construção, e que são repassados aos mutuários.

A construtora para viabilizar o empreendimento, realiza uma transação de empréstimo com o banco. Daí nasce a cobrança da taxa de evolução de obra, que é cobrada entre o período da assinatura do contrato de financiamento até a entrega das chaves.

Leia Mais: O que é INCC?

Para que serve a taxa de evolução de obras?

A taxa de evolução de obras é cobrada para que não aconteça atrasos na entrega do empreendimento pela construtora. A instituição financeira repassa o valor arrecadado a empresa, e esse repasse funciona como uma pressão às construtoras inadimplentes com a Caixa. O valor da taxa de evolução de obras é uma média de 2% do valor do imóvel. A taxa também serve para custear o valor das obras e simultaneamente amortizar o saldo final do preço do imóvel comprado.

Leia Mais: Imóvel na planta, você precisa se atentar a esses detalhes.

Quando a taxa de evolução de obras deve ser paga?

A cobrança da taxa se inicia no momento em que o comprador assina o contrato com a Caixa e prossegue até o final da construção. Cabe ressaltar que, nesse modelo de financiamento, o mutuário só passa a amortizar a dívida após a entrega das chaves. Antes, paga apenas pelos juros dos repasses e pelo valor de entrada previamente acordado.

Leia Mais: O que Habite-se?

DF Casa Imóveis é uma imobiliária em Itaquera na Zona Leste especialista em Imóveis na Zona Leste e Imóveis em Itaquera. Entre em contato conosco que com certeza teremos o imóvel ideal pra você e toda sua família.

Compartilhe esse conteúdo

4 thoughts on “O que é taxa de evolução de obra?”

    1. Boa tarde Guilherme, tudo bem?

      Infelizmente não conseguimos te ajudar com essa informação detalhada, é necessário que verifique com um profissional especializado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas

Veja também