Posso comprar imóvel á vista com restrição financeira?

Se você está em um processo de compra de imóvel à vista, conta com o processo menos burocrático, pois não há necessidade de aprovação de crédito.

Porém, surgem diversas dúvidas, como: Ter nome com restrição atrapalha na compra? E no caso do vendedor do imóvel, altera algo? Entenda como realizar a compra do seu imóvel à vista e se a restrição financeira impede esse processo.

Primeiramente, ao comprar um imóvel à vista, nome sujo, que é a restrição cadastral, não consta nenhum problema para o comprador. Mas é fundamental que o vendedor esteja sem nenhuma restrição cadastral, ou seja o nome sem restrição. 

Entenda mais sobre: Cônjuge com restrição no nome.

Tipos de restrição

Restrições financeiras podem atrapalhar em diversos casos, mas você sabe quais são os tipos de restrição? Explicaremos sobre isso a seguir, basta continuar a leitura!

Serasa, SPC e SCPC

Este tipo de restrição é causado com inadimplência junto ao comércio ou serviços. Também conhecido com restrição de crédito. Essa restrição poder ser por uma loja, por exemplo.

Isso ocorre no caso de uma loja alegar que você deixou de honrar com pagamentos de compras feitas a prazo. Esse tipo de restrição é a mais comum de ser encontrada e o principal efeito dela é o bloqueio de crédito.

Restrições no Banco Central

É relacionada a emissão de cheques sem fundos, por exemplo. Quando um cheque é devolvido pela segunda vez, normalmente o banco faz o cadastro da pessoa no Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundo (CCF), isto passa a ser visível a todas as instituições financeiras que têm acesso a este cadastro.

Verificação de restrições e pendências na Receita Federal e INSS

Se aplica também ao vendedor. Pendências e restrições com a Receita Federal pode incluir a falta na entrega da declaração do imposto de renda, problemas cadastrais no CPF, inscrição na dívida ativa da instituição por falta de pagamento de um imposto, um tributo e semelhantes.

Problemas na justiça trabalhista em nome do vendedor

A justiça trabalhista também pode ser inclusa. Se o vendedor, tiver uma ação contra ele na justiça do trabalho, e esta ação for julgada e o vendedor condenado, é bem provável que esse vendedor terá problemas para vender. A não ser que, já tenha pago o valor ou feito um acordo homologado pela justiça, assim será mais fácil a aprovação e liberação dessa restrição financeira sob o vendedor.

Pensão Alimentícia

Uma restrição muito comum, também. Se trata da quantia fixada pelo juiz e a ser atendida pelo responsável, para manutenção dos filhos e/ou do outro cônjuge.

Execução Fiscal

Execução fiscal é o procedimento que a Administração Tributária brasileira utiliza para a cobrança judicial dos créditos públicos inscritos em dívida ativa. Como dívidas com contas de luz, água e IPTU.  

Leia mais sobre sobre tenho restrição no nome posso vender meu imóvel?

Para qualquer procedimento ser realizado com sucesso, é necessário que o comprador obtenha todas as informações sobre o imóvel e o vendedor antes de tomar qualquer decisão da compra à vista, pois isso sim pode trazer dificuldade na compra do imóvel.

Então, conseguiu entender tudo sobre “Posso comprar imóvel á vista com restrição financeira”? Escreva aqui nos comentários o que achou do blog.

E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis no Facebook e Instagram, se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *