Porque é importante a vistoria no imóvel?

O momento de adquirir um imóvel requer alguns cuidados, um deles é a vistoria. Para garantir que está tudo certo é essencial que a vistoria seja realizada.

Mas afinal você sabe o que é uma vistoria?

Leia mais: Dúvidas frequentes sobre financiamento imobiliário

Qual a importância da vistoria no imóvel?

Vistoriar um imóvel significa verificar suas condições de habitação. Durante essa inspeção, são avaliados vários detalhes da propriedade, que devem ser anotados em um relatório, nesse relatório também podem ser acrescentadas fotos do imóvel. O ideal é que o proprietário ou inquilino acompanhem a vistoria, mas o vistoriador pode simplesmente apresentar o laudo com tudo o que foi observado.

A vistoria é fundamental importância para todos os envolvidos no acordo de venda ou locação do imóvel, pois representa uma garantia às partes.

A vistoria deve ser feita por quem?

O responsável por essa tarefa é o vistoriador, um profissional designado especialmente pra isso ou um corretor de imóveis capacitado.

Para uma boa perícia, o ideal é contar com um profissional capacitado um engenheiro civil, arquiteto ou com uma empresa especializada nesse tipo de serviço. Só assim você terá total garantia de que o relatório e as fotos terão foco nos pontos mais importantes.

Há muitos profissionais que são cadastrados no Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias para realizar esse tipo de serviço, então não deixe de consultar essa lista antes de fechar qualquer acordo.

O que precisa ser vistoriado?

Revestimentos da parede, do chão e seus rejuntes

Na parede, observe se existem rachaduras, se falta assentamento nos azulejos, se faltam peças em determinadas áreas e se há diferença de tonalidade entre eles. Já no piso, deve ser observada a existência de defeitos na cerâmica e nos tacos, como buracos, mofos, riscos, manchas, peças soltas e grandes imperfeições.

Para avaliar se há algum problema entre a aderência da cerâmica no contra piso, bata no piso com o cabo de uma vassoura e observe se há a ocorrência de um som oco, que pode indicar um futuro descolamento da cerâmica. Verifique também o estado dos rejuntes, observando se eles estão trincados e/ou se não falta rejunte em algum local.

Leia mais: Quais documentos é preciso para comprar um imóvel?

Pintura externa e interna

A pintura de toda a casa (dentro e fora), incluindo a do teto, deve ser cuidadosamente inspecionada. Note se há presença de manchas na região que divide a parede com teto ou com o chão, pois isso pode ser um indício de vazamento ou infiltração.

Uma atenção especial deve ser dada à pintura que expõe a parede à chuva e ao sol e também nas áreas de maior umidade, como o teto da cozinha e do banheiro. Para obter um laudo preciso, anote a presença ou não de manchas provocadas por bolores.

Observe ainda se as paredes estão planas. Para isso, basta verificar se não há pontos que formam sombras, passando a mão suavemente na parede em busca de ondulações indesejáveis e estufamento da pintura.

Fachada completa

Deve ser verificado o estado de conservação e segurança das portas, portões, grades e janelas, assim como o estado geral da frente da casa. As portas e as janelas não devem apresentar resistência ao serem abertas ou fechadas. Observe também a existência de danos nas pinturas e arranhões nas esquadrias de alumínio ou de madeira. Se os portões forem elétricos, seu correto funcionamento deve ser verificado.

Sistema hidráulico

Acionar a descarga dos banheiros da casa e abrir as torneiras para ver se tudo está funcionando corretamente é obrigatório durante a inspeção. Quanto ao vaso sanitário, é preciso verificar ainda devem a vasão de água e a presença de um possível entupimento, além do estado do assento.

Já em relação ao funcionamento das torneiras, deve-se observar a ocorrência de gotejamentos e a existência de impedimentos nas saídas de água. Para evitar vazamentos, os ralos e canos também devem estar desobstruídos e em perfeito estado.

Parte elétrica

É fundamental verificar as condições de funcionamento de toda a parte elétrica. Registre se há cabos e fios expostos, se os interruptores estão funcionando e se a caixa de força se apresenta em bom estado — aqui, verifique se seu interior não apresenta ferrugem, se todos os fusíveis funcionam corretamente e se não estão quebrados.

Inspecione também a fiação do chuveiro, que não deve estar solta e sem um invólucro que a proteja. Verifique a existência de fio-terra em toda a fiação do imóvel para impedir danos causados por raios. Se a propriedade dispuser de sistema elétrico de segurança, este também deverá ser inspecionado.

Em caso de compra ou locação de apartamentos, a vistoria de imóveis deve incluir ainda a presença e as condições dos extintores de incêndio para uso em casos de fogo causado pela parte elétrica — as causas mais comuns de incêndio em prédios.

Fechaduras e maçanetas

Os trincos, as fechaduras e as maçanetas devem estar funcionando corretamente. Eles devem trancar e abrir sem que seja necessário fazer qualquer esforço extra.

Forro e telhado

A estrutura do forro deve ser analisada para buscar rachaduras, furos ou umidade. Se possível, é aconselhável subir na laje para observar melhor a estrutura, mas atenção: isso não deve ser feito em imóveis com teto de gesso.

Muitas vezes, a umidade é perceptível só de olhar para o teto, então note se há áreas escuras ou outros sinais de vazamento. No telhado, deve-se observar se há telhas quebradas, rachadas ou faltando.

Vidraças

Os vidros das janelas e vidraças devem ser verificados para documentar a presença de trincos, rachaduras ou peças faltando. Se estiverem fragmentados ou estilhaçados, esse detalhe deve ser registrado em imagens (fotos ou vídeos). Lembre-se que até o menor vidro quebrado pode comprometer a segurança da casa, além da possibilidade de causar ferimentos nos moradores ou nos responsáveis pela limpeza regular.

Leia mais: Tenho restrição no nome, posso financiar um imóvel?

Mobílias

É muito comum, sobretudo em contratos de locação, que mobílias façam parte do aluguel. Por isso, o laudo deve incluir a presença de estantes, gabinetes, armários e o estado desses itens. Aqui, as dobradiças, os puxadores, os desenhos decorativos e demais detalhes devem ser observados e descritos em detalhes.

DF Casa Imóveis é uma imobiliária em Itaquera na Zona Leste especialista em Imóveis na Zona Leste e Imóveis em Itaquera

Entre em contato conosco que com certeza teremos o imóvel ideal pra você e toda sua família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *