Qual é a melhor garantia para o locador?

A garantia é muito importante para o locador não sofrer danos significativos em seu imóvel e precisar cobrir os custos posteriormente.

Em todo processo de locação, é fundamental envolver uma garantia para que seja possível custear eventuais itens quebrados e danos que o imóvel vier a sofrer durante o período no qual o inquilino residir.

Portanto, é necessário que o locador conheça diferentes possibilidades para identificar qual é o melhor modelo de garantia para sua locação.

Evitando que a escolha equivocada ocasione dificuldade de cobrir eventuais custos que o morador venha a causar danificando o imóvel. Nós vamos explorar as principais opções de garantia para te ajudar a identificar a ideal para seu imóvel.

Existem muitas opções de garantia para o locador

Atualmente, o mercado oferece muitas opções de garantia para que o locador tenha seu imóvel resguardado. Vamos abordar os benefícios e pontos negativos de cada opção para te ajudar a escolher o melhor para sua propriedade.

Caução

Esse é um dos modelos mais utilizados em todo o país para oferecer garantia. O novo inquilino geralmente deposita o equivalente a 2 ou 3 meses de aluguel em uma poupança no nome do proprietário.

O valor deve ser mantido na poupança durante todo o período do contrato. Caso o inquilino pague em dia e não danifique o imóvel após a inspeção da entrega das chaves, o proprietário deverá devolver a integralidade do valor.

Caso o inquilino devolva o imóvel sem pintar, sujo, com itens quebrados é preciso cotar os custos de todos os reparos e utilizar a caução para cobrir esses custos. Se sobrar algum valor após os reparos, é preciso devolver para os inquilinos.

O depósito em caução é uma segurança para que o locatário não fique no prejuízo caso o inquilino atrase aluguel ou quebre algo no imóvel.

No entanto, apresenta como lado negativo o alto custo inicial para o inquilino. Afinal, é o valor de 2 ou 3 aluguéis que pode inviabilizar a locação por ser um custo inicial alto.

Fiador

Normalmente indicado pelo inquilino, o fiador é corresponsável pelo pagamento do aluguel, encargos e todas as demais responsabilidades que o inquilino adquire assinando o contrato de locação.

Caso o inquilino falhe no pagamento, o fiador é responsável por suprir esses pagamentos em aberto. Por isso, geralmente o fiador precisa comprovar uma renda alta.

O que faz com que muitas pessoas não consigam encontrar um fiador que possa assumir essa corresponsabilidade. Fazendo com que o modelo seja menos utilizado.

Além disso, se o fiador se nega a pagar a dívida do inquilino, a única via para resolver a questão é judicial. Portanto, alguns proprietários preferem atuar com o caução.

Seguro fiança

O seguro fiança é uma das formas de garantia que mais é utilizada para fechar negócio na locação de um imóvel. Ele é previsto na Lei do Inquilinato e é bastante seguro para ambas as partes.

Consiste na contratação de um seguro que será responsável pelo pagamento do aluguel em caso de inadimplência. O valor custa em média de 1 a 2,5% do valor do aluguel ao ano. E pode ser parcelado junto à seguradora.

O seguro fiança é contratado pelo inquilino e protege ambas as partes da locação.

Além disso, é interessante observar os seguros e optar por um tipo que cubra não somente o pagamento do aluguel.

Tendo em vista que, a algumas seguradoras oferecem cobertura em relação aos danos no imóvel, possibilitando o serviço mais completo e maior segurança para o proprietário.

Título de capitalização

O título de capitalização é outro modelo possível para oferecer segurança ao proprietário. O inquilino compra um título na assinatura do contrato, que fica vinculado à locação.

Ao terminar o contrato, se tudo está pago em dia o título é resgatado com correção monetária. Caso o exista algum prejuízo o título é sacado pelo proprietário do imóvel para cobrir os custos.

Após quitar os custos em aberto se houver sobrado dinheiro do título de capitalização, o valor é devolvido ao inquilino.

CredPago

A CredPago é uma opção para serviços imobiliários, oferecendo garantia locatícia sem a necessidade de fiador.

Com pagamento das taxas sendo feito de forma online com uso do cartão de crédito, a tecnologia revela para a imobiliária ou locador que aquele cliente é um bom pagador.

A Credpago hoje garante desburocratização no processo bem como a cobertura do aluguel, danos ao imóvel e alguns equipamentos (fixos e constantes em vistoria), consumos e condomínio.

O sistema da CredPago viabiliza maior comodidade e mais rapidez no processo da locação do imóvel.

Assim, utilizando da tecnologia no setor imobiliário, para conectar inquilino e locador com total facilidade.

Existe melhor garantia aplicável para todos os cenários de locação?

Na verdade, não existe um modelo de garantia que seja o melhor em todos os cenários. Como já apontamos, cada modelo tem uma facilidade, um objetivo e alguns pontos negativos.

Portanto, é sempre interessante que o proprietário do imóvel, a imobiliária e o cliente estejam dispostos a conversar e negociar.

De modo que, se possa perceber qual é o melhor modelo para a locação. Tendo como objetivo facilitar a transação e dar a máxima segurança para as partes envolvidas.

Afinal, o inquilino precisa de facilidade em sua contratação. Assim como, o proprietário do imóvel necessita de segurança para que todo o processo possa ser feito.

Encontrar o modelo que oferece a melhor condição para ambas as partes facilitando a negociação é fundamental.

Garantindo que o imóvel possa ser alugado com agilidade e o inquilino resida com total satisfação, sabendo que o valor pago é justo e que está coberto pela garantia oferecida.

Muito embora existam tipos de garantias mais utilizados, isso não significa que é necessário trabalhar apenas com esse modelo para ter sucesso.

Uma vez que, estar aberto a negociar para achar um consenso positivo, é sempre um caminho interessante para todos os envolvidos na negociação de locação do imóvel em questão.

Então, conseguiu entender tudo sobre Qual é a melhor garantia para o locador? Escreva aqui nos comentários o que achou do blog.

E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis no Facebook e Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *