Saiba como funciona o processo de locação

O processo de locação de um imóvel envolve várias etapas, seja ele comercial ou residencial. Compreender o funcionamento do processo é importante para que possa ter sucesso na locação de seu imóvel com a ajuda de uma imobiliária confiável.

Seja para quem busca locar o próprio imóvel ou se tornar inquilino, é fundamental ter compreensão de todas as etapas para desenvolvê-las com tranquilidade e transparência.

Nós vamos explicar como funciona o processo de locação passo a passo, tanto para o dono do imóvel quanto para o inquilino.

De modo que, não sobrem dúvidas sobre as etapas necessárias de seguir para ter uma locação de qualidade. Confira a seguir!

Processo de locação: como funciona sendo o dono do imóvel?

Quando se tem um imóvel para alugar por imobiliária, o processo é relativamente simples, seguindo alguns passos fundamentais, que são:

1.     Procurar uma imobiliária confiável

É importante encontrar uma imobiliária confiável em sua região, que possa oferecer um serviço de qualidade e que seja comprometida com o locador e inquilino.

Tendo em vista que, a imobiliária atua em diversas etapas durante a locação e no período em que o inquilino se encontra no imóvel.

No contato o proprietário do imóvel será informado sobre as condições da imobiliária e havendo acordo, o processo de contratação da imobiliária para representar o imóvel se seguirá.

2.     Fazer fotos e avaliação do imóvel

Após contactar uma imobiliária confiável, é possível passar para a etapa de avaliação do imóvel e fotos do local, para divulgação no anúncio.

Geralmente o corretor avalia o imóvel para definir qual será o preço adequado a ser anunciado, visando que o imóvel seja rapidamente locado com um preço adequado ao mercado.

A avaliação considera a situação do imóvel, se está em boas condições, a localização e outros fatores para chegar ao preço justo.

Por isso, é ideal que o imóvel esteja em ótimo estado para que ele fique bem valorizado.

Nesse caso, pode se tornar interessante a ideia de reformar o imóvel destinado à locação.

Antes de anunciar o imóvel a imobiliária notifica o proprietário sobre o preço obtido em avaliação para que o mesmo esteja ciente do valor a ser anunciado. Afinal, o proprietário precisa concordar com o valor que será anunciado para que as próximas etapas possam ocorrer.

3.     Ter o anúncio divulgado

Após fechar fotografar o imóvel e concordar com o valor de locação, o anúncio começa a ser veiculado e o corretor começará a levar interessados para visitar o imóvel.

Geralmente, ter um anúncio em site especializado da própria imobiliária e outros meios de divulgação executados pela imobiliária viabiliza a locação mais rápida.

Uma vez que, o potencial inquilino costuma procurar imóveis em páginas qualificadas para que possa ter uma transação eficiente e transparente.

Ao encontrar um inquilino com o perfil coerente, a imobiliária convida o inquilino e o proprietário a assinarem o contrato de locação da propriedade, firmando a locação.

Como se dá o processo de locação quando se é inquilino?

No caso do inquilino, o processo é um pouco diferente. As etapas ocorrem da seguinte maneira:

1.     Visualização do anúncio

O interessado em locar um imóvel poderá pesquisar online e por outros meios imóveis disponíveis.

Após identificar um anúncio que desperta interesse, o potencial inquilino entra em contato com o corretor e agenda a visita à propriedade.

A visita permite que o interessado visualize cada detalhe do imóvel e possa sinalizar para o corretor durante a visita ou após a mesma se haverá interesse em locar o imóvel.

2.     Comprovação de documentação

Uma vez que o interessado determina ter encontrado o imóvel ideal, é hora de disponibilizar para a imobiliária alguns comprovantes.

Geralmente a imobiliária solicita comprovação de renda e outros documentos pessoais para avaliar se o potencial inquilino terá condições de pagar o valor mensal.

Justamente para gerar maior segurança dentro do contrato de locação tanto para o proprietário quanto para o inquilino.

Uma etapa importante é também o inquilino escolher entre os tipos de garantia para locação de imóveis, escolhendo a que melhor se encaixa em sua realidade.

Após disponibilizar a documentação necessária para a locação, a imobiliária sinaliza se a locação será aprovada para o inquilino e para o proprietário.

3.     Assinatura do contrato

Estando tudo em dia com a documentação apresentada e ambas as partes de acordo, a imobiliária convida proprietário e inquilino para a assinatura de contrato.

Após a assinatura e processos de autenticação dos documentos, a chave do imóvel é entregue e o inquilino poderá residir na propriedade escolhida.

A imobiliária facilita todos os processos de locação

Quando um interessado em alugar procura a imobiliária, toda a documentação solicitada tem como objetivo que o processo de locação seja tranquila.

Justamente para que o imóvel seja disponibilizado para alguém que terá condições de pagar o valor mensal.

Além disso, a imobiliária atua facilitando a rotina do proprietário em todos os detalhes.

Atraindo clientes, realizando as visitas e escolhendo um inquilino qualificado. Assim, todos os processos ocorrem com agilidade.

Uma vez que, existe um contrato bem estabelecido e que rege as obrigações de ambas as partes. Portanto, o processo de locação ganha em segurança e eficiência.

Afinal, estará sendo anunciado de forma constante por especialistas que possibilitam total eficiência na transação e todo o suporte necessário durante o processo.

Entre em contato com quem entende de locação

Precisa alugar seu imóvel ou está buscando uma imobiliária séria para encontrar o imóvel ideal para sua locação? Nós temos equipe completa para te auxiliar!

Todos os passos da locação se dão de forma rápida e eficaz, para viabilizar transparência em cada etapa e garantir uma experiência positiva para todos os envolvidos.

A imobiliária também se responsabiliza pela eventual intermediação de conflitos, possibilitando que o inquilino e dono do imóvel tenham tranquilidade e facilidade de resolver todos os processos necessários para a manutenção contratual.

Portanto, a ajuda da imobiliária é de extrema importância para viabilizar um processo de locação tranquilo, confiável e de qualidade.

Aproveite que agora já sabe mais sobre a locação de imóveis e entre em contato! Nossa equipe terá prazer em atender sua demanda relacionada à locação de imóveis comerciais ou residenciais.

Então, conseguiu entender tudo sobre Como funciona o processo de locação? Escreva aqui nos comentários o que achou do blog.

E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis no Facebook e Instagram, se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *