seguro fiança é devolvido

Seguro Fiança é devolvido?

Visando facilitar e agilizar o processo de locação de imóveis, surgiram novas formas de garantias locatícias, como por exemplo, o seguro fiança.  Que assegura o proprietário contra prejuízos, e também, se tornou um facilitador para quem deseja alugar sem fiador.

Durante o processo de locação, muitas famílias que buscam apartamentos em Itaquera para alugar ou sobrados para alugar na região da zona leste de São Paulo, encontram diversos motivos para morar de aluguel: facilidade para mudar de um lugar a outro, falta de condições para comprar um imóvel próprio ou mesmo a ausência de desejo de ter um.

Se você quer saber mais sobre o funcionamento, e principalmente, se o seguro fiança é devolvido ou não após o aluguel, acompanhe o post de hoje:

Saiba mais: Título de capitalização para aluguel, como funciona?

SEGURO FIANÇA

O seguro fiança é uma garantia contratada pelo locatário para dar segurança ao proprietário do imóvel. 

Logo, com a contratação do seguro fiança não é necessário fiador ou garantia em dinheiro oferecida por parte de quem deseja locar o imóvel.

É possível solicitar o seguro fiança, tanto para imóveis residenciais quanto comerciais, desde que ambas as partes aceitem este modelo de garantia.

Sendo assim, ele substitui outros tipos de garantia, como o caução ou fiador.

Coberturas do Seguro Fiança

A cobertura do seguro está relacionada ao valor do aluguel e às taxas referentes a ele (como a de condomínio e IPTU, por exemplo).

Além da cobertura principal, você pode incluir coberturas adicionais no Seguro Fiança como:

  • Condomínio
  • IPTU
  • Água
  • Luz
  • Gás
  • Pintura interna
  • Pintura externa
  • Danos ao Imóvel
  • Multas Contratuais

Como fazer a contratação do Seguro Fiança 

Para fazer a contratação do seguro fiança é necessário ter uma renda suficiente e não possuir restrição financeira. Tanto pessoa física quanto jurídica podem fazer a contratação. 

Para contratar o Seguro fiança você precisa comprovar uma renda superior a 3x o valor do aluguel.

Caso a sua renda individual seja inferior ao valor para comprovação, você poderá incluir a renda de familiares que pretendem residir com você no imóvel.

O SEGURO FIANÇA É DEVOLVIDO?

O seguro fiança é devolvido caso haja a quebra contratual de locação.

Por exemplo, se o inquilino fizer o seguro fiança para os 30 meses de locação e ficar no  no imóvel apenas 12 meses, será feito um endosse de cancelamento e o locatário receberá um reembolso dos meses faltantes que já tenha pago antecipadamente.

Vale ressaltar, que o seguro fiança não é devolvido após o final do contrato, mesmo que tenha pago todos os aluguéis em dia, o locatário não terá direito ao reembolso, pois, ficou garantido pela seguradora durante toda vigência do contrato.

Qual benefício do seguro fiança para o inquilino

A principal função do seguro fiança é proteger o proprietário do imóvel, quanto a eventuais prejuízos. Porém, o seguro fiança também oferece ao inquilino alguns benefícios.

O principal deles, é a facilidade de alugar um imóvel sem a necessidade de um fiador. O que torna o processo de aprovação da proposta de aluguel mais ágil e menos burocrático.

Dispensa garantia em dinheiro oferecida por parte de quem deseja locar o imóvel, ou seja, depósito caução. Isso se deve ao fato de que todo o valor que estiver pendente,  será pago pela própria seguradora, diretamente ao locatário.

Cada seguradora oferece alternativas diferentes, quanto ao pagamento do seguro. A mais comum é o parcelamento do valor total. Porém, existe a possibilidade de descontos progressivos nas renovações do seguro fiança. 

O que você gostaria de ler no nosso blog? Escreva um comentário abaixo. E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis no Facebook Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também.

DF Casa Imóveis é uma imobiliária em Itaquera na Zona Leste especialista em Imóveis na Zona Leste e Imóveis em Itaquera. 

Entre em contato conosco que com certeza teremos o imóvel ideal pra você e toda sua família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *