Tipos de garantia para locação de imóveis

Alugar uma casa nova pode ser um grande desafio, principalmente, quando não há um fiador disponível. Mas fique tranquilo, existem outros tipos de garantia para locação de imóveis. Continue lendo e escolha a melhor forma de alugar seu novo lar, sem dor de cabeça.

Como já citado acima, vamos começar com o fiador. O fiador, é uma pessoa indicada pelo locatário que será corresponsável pelo pagamento do aluguel e qualquer responsabilidade que esteja no contrato. Geralmente, o fiador deve ter uma propriedade já quitada e localizada na mesma cidade.

A segunda garantia mais utilizada é o seguro-fiança, onde o locatário pode contratar os serviços de uma seguradora, que fica responsável pelo aluguel em caso de inadimplência. O custo do seguro pode variar conforme a seguradora, mas tem uma média de 1 a 2,5% do valor do aluguel por ano e pode ser parcelado.

A carta fiança é semelhante a garantia anterior, porém, além de ser feita através de instituições bancárias, o banco dá uma carta de fiança ao locador. Se houver inadimplência, a instituição paga e, depois, faz a cobrança. Possui uma indenização máxima pré-fixada, ou seja, se o prejuízo for maior do que o limite da apólice, o proprietário assumirá uma perda.

No depósito caução, o inquilino realiza um depósito equivalente a três meses de aluguel numa caderneta de poupança, que ficará em nome do proprietário. Caso o proprietário tenha prejuízo, pode sacar o valor ou parte dele para cobrir a dívida. Se o pagamento estiver em dia, o locatário, ao final do contrato, saca o dinheiro corrigido, nesse caso, se o proprietário se recusar a devolver o dinheiro, pode ser processado.

No título de capitalização, o inquilino, na assinatura do contrato, compra um título de capitalização em seu nome, que fica vinculado à locação. como ocorre no depósito caução, se houver uma dívida menor do que o valor do depósito, o proprietário ficará com o valor desse prejuízo e o restante será devolvido ao locatário.

Recomendamos, também, que procure um consultor imobiliário, o corretor, para lhe auxiliar com o processo de locação, e assim, agilizar o processo de aluguel do imóvel.

Leia também valor do aluguel: o que pagar e tire outras dúvidas refentes a aluguel.

Ficou com mais alguma dúvida? Deixe nos comentários, que iremos ter o prazer em responder. Compartilhe essa publicação para ajudar a tirar essa dúvida de mais pessoas.

Para qualquer procedimento ser realizado com sucesso, é necessário que o cliente obtenha todas as informações sobre o imóvel antes de tomar qualquer decisão, e o diferencial da DF Casa Imóveis é que proporcionamos justamente isso à todos os nossos clientes. Temos o prazer em lhe auxiliar no que precisar. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *