Blog DF Casa Imóveis

Nossa meta é realizar o seu sonho.

Começa hoje a Declaração de Imposto de Renda 2021

Começa hoje a declaração de Imposto de Renda 2021
Veja todo o conteúdo

Compartilhe esse conteúdo

Como foi falado no nosso post anterior, esse mês ocorre a declaração de Imposto de Renda 2021, que acontece entre o mês de Março e Abril. 

Anteriormente explicamos melhor quem deve declarar, qual a multa para quem não declara, ou até mesmo esquece de fazer a declaração e quais são os documentos necessários.

Saiba mais: Declaração de Imposto de Renda 2021. Confira o que você precisa saber

Neste, vamos te explicar um pouco mais sobre quem pode ser declarado como dependente e quais são os tipos de declaração. 

Quem pode ser declarado como dependente ? 

Um dependente, é assim chamado pela Receita Federal por poder ser incluído na Declaração de alguém, dessa forma esses não precisam declarar o imposto de renda.

E isso possui algumas vantagens. Cada dependente pode abater o valor de R$2.275,08 no imposto a ser pago, aumentando assim as chances de ter uma restituição ainda maior. 

Também vale lembrar que o dependente é um fator de importância para saber qual tipo de declaração será feita e iremos falar mais sobre isso no próximo tópico. 

Agora vamos te explicar melhor quem pode ser declarado como dependente:

SIMNÃOOBS
Cônjuge ou companheiro de união estável 
Filhos e enteados-Até 21 anos, ou de qualquer idade caso sejam incapacitados de trabalhar.
-Até 24 anos caso estejam cursando Ensino Superior 
Irmão, netos ou bisnetos– Com a guarda judicial 
-Que se enquadre nos mesmos critérios acima 
Outros menores -Que crie e eduque (deve ter a guarda Judicial)
Pais, avós e bisavós-Recebido rendimentos (tributáveis ou não) de até 22.847,76 reais em 2019
Sogros-Recebido rendimentos (tributáveis ou não) de até 22.847,76 reais em 2019
-Cônjuge deve ser declarado como dependente
Pessoa Incapaz– Menores de 16 anos
-Que possuem enfermidade ou deficiência mental 
Dependendo do cônjuge -Somente se o cônjuge for dependente
Filhos casados ou de união estável-Cônjuge do filho também pode entrar como dependente
Parentes falecidos em 2020 -Precisa se enquadrar em algum dos critérios acima 
Dependentes que não moram no Brasil-Precisa se enquadrar em algum dos critérios acima 
Ex- cônjuge e filhos-Que receba pensão alimentícia 
Fonte: Nubank

Como última observação, é sempre importante guardar comprovantes de cada dependente, seja de bens que esses possuam ou gastos, e caso seu dependente seja filho de pais separados, apenas um poderá colocá-lo como dependente na declaração.

Saiba mais: APP Meu IRPF

Tipos de declaração 

Sabemos o quanto é complexo fazer uma declaração de imposto de renda, não é atoa que muitas pessoas preferem até mesmo pagar para que alguém realize os cálculos e faça toda a parte que é mais difícil. 

Sendo assim, a DF Casa Imóveis vai te explicar melhor sobre os tipos de declaração, veja mais abaixo: 

Simples 

A declaração simples é um cálculo que será realizado baseado na sua renda do ano passado, se tiver  despesas dedutíveis (educação, saúde, dependentes…) que serão abatidas no IR, menores do que 20% de tudo que ganhou no ano passado, então é muito provável que indiquem que realize essa. 

Caso seu rendimento tributável (tudo que obteve ano passado) seja de no máximo R$16.754,34, também se enquadra na declaração simples.

Se no seu as despesas dedutíveis abatidas forem maiores que esses 20% ou tiver um rendimento tributável maior que o valor citado acima, é bem provável que a Receita Federal te indique uma declaração completa, que vamos falar a seguir.  

Completa

Já no caso da declaração completa, que é muito mais detalhada e por isso é indicada para quem teve mais gastos dedutíveis no ano (educação, saúde, dependentes…). 

Todas as possibilidades de abatimento são consideradas, o desconto de imposto pode ser maior ou menor que 20% e a restituição também pode ser aumentada. 

Se no seu caso o mais indicado for uma declaração completa, é necessário que fique atento aos comprovantes de pelo menos 5 anos, pois caso haja alguma incompatibilidade a Receita Federal pode te chamar para esclarecer algumas despesas.  

Mas, fique tranquilo, caso você preencha o programa de Declaração de Renda com uma declaração completa e notarem que o seu caso é para uma simples, vão migrar seus dados para um modelo simples automaticamente.

Saiba Mais: Programa Gerador da Declaração Dirf 2021

Sendo assim,  não esqueça de declarar seu imposto de renda 2021 e se necessário procure um especialista para que possa tirar suas dúvidas ou até planejar essa declaração. Esperamos ter ajudado.

Escreva um comentário abaixo. E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis no Facebook e Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também. A DF Casa Imóveis é uma imobiliária em Itaquera na Zona Leste, especialista em Imóveis na Zona Leste e Imóveis em Itaquera. Entre em contato conosco que com certeza teremos o imóvel ideal pra você e toda sua família.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens relacionadas

Veja também