O IGP-M foi o índice utilizado por muito tempo para o reajuste dos aluguéis. Contudo, surgiu o Ivar, o novo Índice de Reajuste de Aluguel.
Esse novo indexador que chegou a público esse mês, está dividindo o mercado em opiniões, mas apresenta uma nova opção para os reajustes.
Portanto, se você deseja saber mais sobre o Ivar e porquê o IGP-M está deixando de ser utilizado pelas imobiliárias, basta continuar a leitura.
O que é o Ivar?
Basicamente, o Ivar é o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais, ele foi desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O Índice Geral de Produtos – Mercado (IGP-M) não é um índice específico pra o mercado imobiliário, inclusive sofre influências do dólar que por conta da pandemia aumentou exponencialmente.
O que atingiu diretamente os contratos de aluguel que contam com o IGP-M para o reajuste.
Dessa forma, os reajustes ficaram cada vez mais altos, e em contrapartida o salário da população não acompanhou esse crescimento.
Algumas imobiliárias preferiram começar a usar o Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA), como forma de diminuir o reajuste dos aluguéis e não prejudicar nenhuma das partes do contrato de locação.
Já que, se os aluguéis se tornassem altos demais, os inquilinos não permaneceriam nos imóveis e os proprietários ficariam com seus imóveis vazios.
Ainda assim, o IPCA continuava não sendo o índice indicado para fazer esse papel dos reajustes.
Ao observar essa situação a FGV começou um estudo para a criação de um indexador que representasse o mercado imobiliário, assim surgiu o IVAR.
Apesar do Ivar ser um novo índice e ainda está sendo avaliado para ser de fato utilizado em contratos, ele é uma resposta a dor dos locadores e locatários.
Como são coletados os dados?
Os dados recolhidos são cedidos por empresas administradoras de imóveis, assim a FGV recebe informações com base em valores reais do mercado, não os que são anunciados, mas que estão em vigor nas locações.
O que acontece é de que os dados são recolhidos apenas de 4 estados: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (BH) e Porto Alegre (PA).
Dessa forma, o maior receio é de que as informações recolhidas desses quatro estados não representem a realidade de todo o Brasil.
Assim, através dos dados o Ivar irá contabilizar a inflação dos aluguéis anualmente.
Como dissemos, ainda é cedo para sabermos se o Ivar começará a ser aplicado.
Entretanto, é um grande avanço para o mercado imobiliário que busca pensar sempre no melhor para seus clientes.
Então, conseguiu entender tudo sobre o Ivar, o novo Índice de Reajuste de Aluguel? Escreva aqui nos comentários o que achou do blog.
E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis imobiliária em Itaquera e imobiliária na Vila Matilde no Facebook e Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também.