Pessoa pensativa com dúvida

Posso vender um imóvel financiado?

Uma dúvida muito recorrente é sobre a venda de imóvel financiado. Porque, apesar das vantagens de realizar um financiamento, as pessoas podem decidir mudar de imóvel ou até mesmo de região.

Por isso, iremos trazer nesse post um esclarecimento sobre o assunto. Assim, você pode ter total segurança no momento das negociações e entender como elas vão prosseguir.

É possível vender um imóvel financiado?

A resposta é sim, o imóvel financiado pode ser vendido e não é necessário quitar o saldo devedor antes da venda.

Entretanto, como o financiamento foi realizado com a análise feita sobre o vendedor, será necessário fazer um novo financiamento com as condições do comprador.

É importante frisar essa informação, pois não há como realizar uma transferência de dívida.

O que é Saldo Devedor?

O saldo devedor é o valor que o vendedor no caso deve ainda para o banco referente ao imóvel.

Por exemplo, se o imóvel era 170.000 mil reais, e já foi pago 100.000 mil reais, o valor do saldo devedor será 70.000 mil reais.

Lembrando que, juros serão aplicados no valor do saldo devedor.

Como funciona a venda?

Após a visita, primeiramente serão realizadas as negociações e com o valor acertado, o comprador irá escolher um banco de sua preferência.

A partir disso, será feito um novo financiamento com a instituição para o comprador.

Dessa forma, o banco irá prosseguir quitando o saldo devedor do imóvel com o abatimento dos juros, e vai repassar o restante do valor para o vendedor.

E se o vendedor estiver inadimplente?

Muitos vendedores resolvem vender seus imóveis por dificuldades financeiras, assim o valor do imóvel poderá quitar suas outras dívidas, ou até mesmo por não ter mais condições de arcar com o valor do imóvel.

Nesses casos é importante alertar o vendedor que o imóvel não pode estar com parcelas atrasadas, pois senão corre o risco dele ir a leilão.

Assim, tanto o vendedor perderia o seu patrimônio, quanto o comprador entraria em uma furada.

Portanto, caso esse seja o seu caso, faça o quanto antes uma negociação das parcelas e como alternativa você pode abaixar o valor do imóvel o suficiente para o pagamento das mesmas.

Seguindo esses direcionamentos, o processo de compra e venda será algo seguro para que ambas as partes saírem satisfeitas.

Banner para anunciar um imóvel

Agora que sabe mais sobre como vender um imóvel financiado, escreva um comentário abaixo. E não se esqueça de seguir a DF Casa Imóveis no Facebook e Instagram, e se inscreva no nosso canal do Youtube e se surpreenda com nosso conteúdo por lá também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *